Taxas, herança e planos corporativos de previdência
11 de abril de 2019Campanha de vacinação da gripe 2019!
15 de abril de 2019Saiba mais sobre as dores crônicas
A dor geralmente é uma resposta de defesa do organismo, mas em alguns casos ela pode funcionar de maneira errada ou ter uma reação exagerada caracterizando se por uma doença a chamada dor crônica.
Que é quando nosso cérebro interpreta que a dor não está sendo devidamente resolvida, e acaba ficando ainda mais sensível aos estímulos comuns da dor, a pessoa começa a sentir de forma mais intensa.
Uma escala do sistema nervoso chamado autonômico, faz com que a dor que a pessoa sinta fique ainda mais enraizada e de difícil solução. O sistema de nervoso responsável pela dor também pode ficar doente, causando as dores crônicas.
As mulheres geralmente são mais suscetíveis a terão as dores crônicas devido a sua genética e seus hormônios. Um exemplo, o uso constante de salto alto, a falta dos hormônios protetores dos ossos, a menopausa, a gestação, são fatores da mulher que propiciam um aumento de dor.
Quais são as principais dores crônicas?
A dor crônica mais relatada é dor de cabeça, em seguida a dor na coluna. Uma pesquisa relatou que 75% das pessoas poderão experimentar ao menos uma vez durante a vida o famoso “travamento” na coluna lombar, outros 38% irão desenvolver algum tipo de dor na sua coluna durante a vida. Estas duas categorias de dores correspondem a maioria das dores relatadas, seguidas das dores relatadas nas articulações.
Ainda não se provou porque estas regiões são mais afetadas, mas acredita-se que na dor de cabeça os fatores hormonais são os principais fatores relacionados, enquanto na coluna os fatores genéticos e posturais seriam os mais importantes.
Quais são os tratamentos para dores crônicas?
É muito importante tratar as dores crônicas, pois elas geram uma grande queda na qualidade de vida e desânimo na pessoa.
Muitas pessoas não querem mais sair por causa da dor, desistem de realizar suas atividades por falta de ânimo. Algumas pessoas sentem irritabilidade, depressão, baixa produtividade no trabalho, dentre outros fatores.
Algumas pessoas acabam tendo problema de convivência com a família e amigos, muitas vezes se isolando do convívio social.
Os principais tratamentos
Hoje em dia os tratamentos para dores crônicas para qualquer tipo de dor se baseia em:
Atividades físicas orientadas
Movimentar o corpo é um dos melhores remédios para as dores, esse benefício é comprovado cientificamente. Pois durante a atividade física o cérebro libera as endorfinas e a quando há a movimentação articular e óssea produzem no cérebro um efeito analgésico.
Ganho de força muscular
O fortalecer os músculos vão proteger suas estruturas ósseas, como por exemplo a coluna e os joelhos, com isso irá diminuindo e evitando as dores. Mas este ganho muscular deve ser orientado por um profissional competente na área, principalmente para pessoas que já apresentam dor.
Fisioterapia analgésica
É uma técnica utilizada para as dores agudas realizada por um profissional da área. Geralmente são utilizadas técnicas de ultrassom, laser, alongamento e a de estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS).
Medicações
Geralmente utilizamos remédios em alguns tipos de dor, para cada tipo de doença apresenta tipos e tratamentos com drogas específicas que devem ser avaliadas pelo médico. A automedicação nunca é indicada, assim como o uso prolongado dessas medicações que podem deixar a dor crônica ainda mais resistente.
Bloqueio da dor
O procedimento é realizado através de uma agulha guiada com o uso de anestesia local, levando o medicamento para a região afetada pela dor. Utilizada, em casos de dor na coluna ou no nervo ciático, em casos de hérnia de disco, tentando “desinflamar” essa região.
Radiofrequência
Esse procedimento é realizado por uma agulha que é introduzida na região da dor chegando aos nervos acometidos, esses pontos serão tratados com o método de radiofrequência, que nada mais é do que uma fonte de energia que faz com que o nervo pare de enviar a mensagem de dor enviada ao cérebro.
Tratamento Cirúrgico
Para casos específicos, são realizados por intervenções cirúrgicas através de técnicas convencionais ou minimamente invasivas. Para esse tipo de tratamento normalmente englobam tipos de dores específicas, como a hérnia de disco resolvida com os passos clínicos, em que não se resolve com os bloqueios e a radiofrequência.
Confira todos os posts realizados aqui no blog!
Quer entrar em contato? Acesse aqui!
Se deseja realizar uma cotação de seguro é só clicar aqui!