Você sabe a diferença entre gripe e resfriado?
18 de abril de 2019Dúvidas sobre seguro automotivo parte 2.
23 de abril de 2019Muitas pessoas têm dúvida de como funciona a contratação de seguro de automóveis e acabam não contratando por esse motivo.
Com essa sequência de post esperamos tirar as principais dúvidas relacionadas a esse assunto!
Quando pensamos em comprar um carro novo ou semi-novo uma das primeiras preocupações que temos é em relação a contratação do seguro.
Muitas pessoas realizam muitas pesquisas e cotações para tirar suas dúvidas e buscar a melhor opção de seguro.
Sempre é muito importante avaliar suas necessidades, antes de buscar sua seguradora, analise sempre os preços, benefícios oferecidos para encontrar qual seguradora melhor atende suas necessidades.
Após a escolha da seguradora ela tem em média de 15 dias para avaliar o risco de segurar seu automóvel, emitir a apólice, ou se for o caso de recusar sua proposta.
Para que você não tenha nenhum tipo de dúvida sobre esse processo, prazos e coberturas vamos tentar esclarecer o máximo das dúvidas sobre o processo.
Como funciona o Seguro Auto.
O seguro de automóvel serve para proteger seu carro de situações de risco não esperadas. Geralmente contratado por um corretor ou direto em uma corretora de seguro.
Mas o corretor pode lhe ajudar nesse processo escolhendo o melhor custo benefício para você!
O valor do prêmio nada mais é do que o valor da prestação do serviço. Esse valor deve ser pago assim que realizada a contração.
Após esse pagamento a seguradora tem o compromisso de pagar uma indenização, caso seu veículo sofra qualquer dos sinistros previstos no contrato da apólice de seguro.
Na apólice de seguro está listada todos os sinistros que serão cobertos pela seguradora, as regras para receber a cobertura. Por isso é muito importante conhecer cada cláusula antes de assinar o contrato.
Como funciona o cálculo do valor do prêmio?
O prêmio nada mais é do que o valor do seguro em si, que pode ser pago em uma única parcela ou dividido de acordo com as ofertas da seguradora.
O valor do prêmio é calculado de acordo com uma análise de risco realizada pela seguradora, que considera diferentes fatores.
Esses fatores vão desde o índice de roubo do veículo da marca e ano a ser assegurado.
Perfil do motorista baseado na quantidade de acidentes em que se envolveu e idade.
Locais de maior circulação do motorista e o índice de roubos nesses locais, local em que o carro ficará estacionado a maior parte do tempo. Quanto tempo o carro fica em local fechado ou aberto. Se o carro fica em espaço fechado a maior parte de tempo o seguro terá um valor menor. Já se o carro fica o tempo todo na rua, então a chance de roubo é maior por isso seu valor do prêmio é maior.
Normalmente condutores mais novos possuem um valor de seguro mais alto, isso acontece que devido a falta de experiência, eles tentem a ter mais risco de acidentes ao volante.
Depois de coletar todas essas informações e considerar todos os dados fornecidos por quem vai contratar o seguro através do formulário de análise de risco, a seguradora avaliará e estabelecerá o valor do prêmio.
Muitas pessoas omitem as informações importantes para a segura no momento em que se preenche o formulário.
Para que tenha um valor de prêmio menor, mas se caso seu carro for roubado e seguradora perceber a inconsistência das informações, a seguradora pode entender o segurado agiu de má fé. Por esse motivo a seguradora pode se negar a indenizar o veículo pelo sinistro acontecido.
Vistoria prévia realizada
A seguradora geralmente realiza uma vistoria prévia antes da contratação em seu automóvel. Para verificar vários pontos entre eles, o estado de conservação do seu automóvel. Através dessa avaliação, a seguradora avalia se as condições do automóvel, condiz com as condições relatadas no preenchimento do formulário de contratação do serviço.
Por isso vale sempre lembrar da importância de nunca mentir e nem omitir informações importantes em relação ao veículo e do condutor no ato da contratação do seguro. E sempre ficar atendo a todas as cláusulas do contrato.
Amanhã continuaremos com esse post.
Quer realizar sua cotação, acesse aqui!
Confira todos os posts realizados aqui no blog!
Quer entrar em contato? Acesse aqui!