Os sintomas das dores nas costas
12 de julho de 2019Quando buscar auxílio médico para hipotensão?
16 de julho de 2019Hoje vamos falar sobre esse problema comum mais pouco comentado, assim como a hipertensão, a hipotensão pode atrapalhar a vida do seu portador.
Vamos conhecer hoje os sintomas, as causas e os tratamentos da hipotensão ou pressão baixa.
O que é a hipotensão?
A hipotensão nada mais é do que a pressão baixa, ou seja, ela é abaixo do nível esperado.
Geralmente em adultos saudáveis ela não causa nenhum problema ou sintomas preocupantes, para algumas pessoas a pressão baixa se torna normal.
Mas se ela cai subitamente ela pode causar sintomas como desmaio e tontura.
A pressão arterial é uma medida da intensidade do fluxo de sangue que corre nas suas artérias.
Esses valores são medidos em milímetros de mercúrio que é o mmHg, esse valor é composto por dois tipos de medidas a diastólica e a sistólica.
A pressão sistólica é a maior, ela mostra os valores de intensidade do fluxo sanguíneo quando o coração está bombeando o sangue.
A pressão diastólica é a menor, ela mostra os valores entre os batimentos cardíacos, no momento em que o coração está relaxado e se enchendo de sangue.
A média considerada normal é a pressão sistólica de 120 e a diastólica de 80, essa é a famosa pressão 12 x 8.
Como não há um número que determine a pressão baixa, considera-se que a pessoa está com hipotensão, quando ela apresenta algum tipo de sintoma. Esses sintomas começam a surgir quando a pressão está abaixo de 90/6.
Quais são os tipos?
Basicamente existem quatro tipos de pressão baixa, a Hipotensão Postural ou Ortostática, ela ocorre quando a pessoas se levanta rapidamente e ocorre a queda da pressão. Nesse momento a pessoa sente sintomas como vertigens, tonturas, visão turva e em alguns casos a pessoa chega a desmaiar.
A hipotensão pós-prandial acontece quando a pessoa ingere grandes quantidade de alimentos, geralmente afeta adultos mais velhos. A pressão cai porque o corpo precisa desviar uma quantidade maior de sangue para que o estômago para realizar a digestão. Isso faz com que o coração precise bombear mais sangue, mas em algumas pessoas esse mecanismo falha e a pressão cai.
A Hipotensão neural mediada esse distúrbio faz com que a pressão da pessoa caia após muito tempo em pé. Os sintomas são os mesmo tonturas, vertigem e desmaio, mais esse tipo é mais comum em pessoas mais jovens.
A Atrofia de Múltiplos Sistemas também conhecida por Shy-Drager é uma doença rara que pode causar danos ao sistema nervoso autônomo.
Esse sistema é responsável por controlar as funções involuntárias em nosso corpo, como respiração, digestão, frequência cardíaca e a pressão arterial.
As pessoas que sofrem desse distúrbio podem apresentar outros sintomas como lentidão nos movimentos, tremores musculares, problemas na coordenação e na fala, incontinência urinária e principalmente a hipotensão ortostática.
As causas da pressão baixa
Existem algumas condições médicas que podem fazer com que a pressão do paciente caia. Entre elas podemos citar a gestação, problemas no coração que incluem um ataque cardíaco, bradicardia, insuficiência cardíaca e um problema nas válvulas.
Problemas hormonais causado pelos endócrinos como distúrbios na tireoide, hipoglicemia, insuficiência adrenal e a diabetes.
Outros problemas que causam a hipotensão são perca grave de sangue, desidratação, queimaduras graves, infecções graves, anemias e reações alérgicas graves.
Possíveis fatores de risco
A hipotensão é mais comum em pessoas mais velhas no caso a hipotensão ortostática que é quando a pessoa se levanta e em mais jovens no caso da hipotensão neural mediana.
Algumas medicações também podem influenciar na queda da pressão, e outras doenças como o Parkinson.
Os sintomas da pressão baixa
Para pessoas que convivem com a pressão baixa diariamente, elas não apresentam nenhum sintoma, mas quando a queda repentina podemos observar os seguintes sintomas.
Batimento cardíaco irregular, náuseas, tonturas, vômitos, vertigens, fraqueza, desmaio, visão embaçada, confusão mental, cansaço, uma sede maior que o comum, respiração ofegante, pele fria, febre e fezes negras.
Continua amanhã…
Confira mais post aqui no blog!
Se ficou com alguma dúvida e deseja entrar em contato é só clicar aqui!
Agora se deseja realizar uma cotação em planos de saúde é só chamar aqui!