Dúvidas sobre seguro automotivo parte 2.
23 de abril de 2019Seguro auto – Como proceder em casos de roubo ou furto
25 de abril de 2019Tem dúvidas de como funciona o seguro de automóveis?
Dúvidas sobre seguro automotivo parte 2.
O que é considerado sinistro?
Sinistro nada mais é do que qualquer acidente ou prejuízo material que o bem assegurado sofre.
Isso representa a conclusão do risco, significa perda financeira para a seguradora. Em caso de sinistro, o segurado deve ficar muito atento na hora de tomar as providências necessárias para que ocorra tudo bem para o recebimento da indenização.
É sempre bom manter o telefone da central de atendimento da seguradora em um local de fácil acesso. Para que quando haja um imprevisto ou ocorrência seja fácil de acionar a seguradora.
Os melhores lugares para se ter são o celular, porta-luvas do carro ou um adesivo no vidro, assim você ou alguém próximo pode avisar ou chamar os serviços disponíveis em caso de sinistro.
Caso ocorra algum acidente com o veículo, vamos dar umas dicas com orientações para que tudo ocorra de maneira mais calma possível.
Casos emergenciais de acidentes
Em momentos assim a primeira coisa é ficar calmo, e dívida as tarefas entre as pessoas, afaste as pessoas do veículo. Sinalize o local, se possível acione o pisca-alerta do carro, coloque o triangulo de sinalização que fica no porta malas. Se não conseguir acessar, coloque galhos a uma distância segura para que outros motoristas tenham tempo de diminuir a velocidade.
Para pistas que a velocidade é de 80 km/h, posicione o triângulo de sinalização a 80 passos longos em média. Para pistas em que a velocidade é de 100 km/h, 100 passos; e assim sucessivamente. Em dias de chuva, neblina, fumaça ou durante a noite, dobre a distância.
Nunca movimente pessoas que estão caídas, dentro do veículo ou machucadas para evitar o agravamento das lesões.
Ligue imediatamente para os bombeiros através do telefone 193, para a polícia militar 190, polícia rodoviária 191, para o SAMU ligue 192.
Em algumas rodovias existem telefones de urgência cada quilometro, geralmente tem a cabine amarela.
Identifique as vítimas
Se você souber execute manobras de primeiros socorros nas vítimas. Procure identificar as vítimas, através de placas de veículos, documentos, celulares ou objetos pessoais.
Se tiver testemunhas procure anotar também os dados dessas pessoas, para que caso ocorra processo em justiça os fatos não sejam distorcidos.
Após isso não se esqueça de registra o Boletim de Ocorrência com todos os fatos sobre o acidente. Relate o máximo de informação, como aconteceu e de preferência se possível que seja realizado no local no acidente.
Entre em contato com a seguradora
Comunique o sinistro na central de atendimento da sua seguradora. A empresa lhe orientar sobre como deve ser efetuada a remoção do veículo para uma oficina, o retorno ou como será realizado o prosseguimento de viagem para os passageiros. Bem como os demais procedimentos emergenciais que serão necessários com os bens segurados e com as pessoas envolvidas.
Caso haja o envolvimento de veículos terceiros envolvidos, peça a eles que não consertem os carros antes da seguradora realizar uma vistoria. Geralmente isso ocorre em até 48 horas após comunicar o ocorrido a seguradora.
De sempre preferência as oficinas que são indicadas pela sua seguradora. Essas oficinas credenciadas sempre oferecem descontos na franquia e têm seu serviço aprovado pela seguradora.
Quando você contrata o carro reserva, nesse momento você pode solicitar um carro da locadora, que é pago pela seguradora até seu veículo for consertado ou a disponibilização do valor integral do seguro para a aquisição de um novo veículo.
Amanhã continuaremos com esse post.
Quer realizar sua cotação, acesse aqui!
Confira todos os posts realizados aqui no blog!
Quer entrar em contato? Acesse aqui!