As novas reforma da previdência INSS
4 de abril de 2019Aposentadoria e os planos privados
8 de abril de 2019Tire todas as suas dúvidas sobre a previdência privada.
Com a nova reforma da Previdência, a previdência privada como os planos de PGBL e VGBL estão em evidência para quem deseja se planejar. Mas muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre o produto e sua segurança.
A nova proposta apresentada pelo governo para reforma da Previdência, está emperrada no Congresso. Pode obrigar os brasileiros a trabalhar mais para poder se aposentar. Podendo também diminuir o valor dos benefícios que serão concedidos. Por esse motivo, os planos de previdência privada estão sendo mais procurados para quem se planejar para o futuro.
Após os anúncios das mudanças os aportes feitos em planos de previdência ultrapassaram a 27,94 bilhões de reais, um crescimento de mais de 29,8% se comparamos o mesmo período antes do anúncio.
Com o novo cenário da reforma da previdência, ajudou muito para esses números. E com isso foram criados produtos mais eficientes e métodos mais simples para quem deseja investir nesse plano para seu futuro.
Essa é uma tendência que tem muito potencial de crescimento entre as classes médias e altas.
Com a educação financeira cada vez mais em alta, ela se torna uma aliada.
As crises constantes que tem ocorrido no Brasil, forçado os brasileiros a encontrar opções mais rentáveis e seguras para aplicar seus recursos e poder se planejar financeiramente no longo prazo.
E é comum que durante esse processo surgem as mais variadas dúvidas. Por esse motivo vamos tirar as principais dúvidas sobre esse assunto em uma série de post.
Existe apenas um tipo de aplicação?
Mentira! Muitas pessoas que não entendem bem sobre os planos costumam dizer que os planos de previdência privada são uma coisa só, mas existem atualmente dois tipos diferentes: o Plano Gerador de Benefícios Livres ou PGBL e o Vida Gerador de Benefícios Livres ou VGBL.
A escolha entre os dois tipos é muito importante, pois depois que você iniciar sua aplicação não poderá mudar.
Aplicação PGBL
O PGBL é mais indicado para quem já utiliza o modelo completo para a declaração do Imposto de Renda. Isso porque os modelos de aportes feitos nesse tipo de plano podem ser deduzidos diretamente da renda bruta tributável na realização da declaração de IR anual, com limite de até 12%.
Isso nada mais é que se a sua renda bruta tributável pode ser salário ou aluguel, por exemplo, for de 100 mil reais, você pode deduzir da base de cálculo do IR até 12 mil reais que foram utilizados para serem aplicados em um plano PGBL. Ou seja, o valor base de cálculo do imposto passa a ser de 88 mil reais.
Em contrapartida a esse benefício em relação a dedução, na hora de resgatar o dinheiro do plano ou começar a receber sua renda a aposentadoria em si. O imposto incidirá sobre o valor total da sua aplicação, em outras palavras, sobre as contribuições realizadas e os rendimentos desse período.
Aplicação VGBL
Já o plano VGBL é ideal para quem é isento do IR ou faz sua declaração pelo modelo simplificado. Nesse caso ele não oferece o benefício de diminuir em até 12% a base de cálculo do Imposto de Renda.
Mas, na hora do resgate ou do início do recebimento da sua aposentadoria, o IR vai incidir apenas sobre os rendimentos da sua aplicação, e não sobre todas as contribuições realizadas no período.
Continua aqui no blog!
Confira todos os posts realizados aqui no blog!
Quer entrar em contato? Acesse aqui!
Se deseja realizar uma cotação de seguro é só clicar aqui!