Ansiedade diagnóstico e controle.
25 de março de 2019Como realizar um planejamento financeiro
27 de março de 2019Já pensou em realizar um planejamento financeiro para sua família?
Esse ano a Base Nacional Comum Curricular classificou a educação financeira uma habilidade obrigatória para compor a grade curricular dos alunos brasileiros.
Um grande avanço já que a maioria dos brasileiros não fazem ideia do que é taxas de juros, fundos de investimentos, rentabilidade e liquidez de um investimento e inflação!
Por isso é muito importante desde jovem saber como e o que fazer para que seus objetivos sejam alcançados.
Realizações de sonhos e adquirir bens novos.
E o planejamento financeiro é muito importante para que esses objetivos sejam alcançados ainda mais quando se tem uma família.
Assim fica muito mais fácil de uma alcançar seus objetivos com a compra de uma casa nova, a troca do carro ou a aquisição de um novo.
A uma melhor aposentadoria ou aquela viagem que a família tanto sonha. Neste contexto nosso objetivo com esse post é te ajudar a entender o que é um planejamento financeiro e como realiza-lo.
Vamos mostrar situações e desafios práticos para que você comece a realizar hoje mesmo seu planejamento.
Dois pilares fundamentais de um planejamento financeiro é poupar dinheiro e investir, sem esses dois pontos não há sucesso.
Existem ciclos financeiro em nossa vida que a palavra poupar parece uma palavra muito distante, mas vamos te ajuda com isso nesse guia.
Nessa sequência de posts vamos entender qual é a importância do planejamento financeiro, como fazer em 6 passos o planejamento, 10 dicas práticas para realizar o planejamento com eficácia, vamos te passar um modelo de planejamento e falar mais sobre a importância.
O problema no Brasil
Comparando como é viver sem um planejamento financeiro, é como dirigir em uma estrada sem direção e destino.
Atualmente no Brasil mais de 59,6% das famílias brasileiras estão endividadas, segundo a confederação brasileira de comércio
Tudo porque as maiorias das famílias nunca ouviram falar sobre educação financeira e muitas famílias tem grande conflitos em volta da área financeira.
Família que poupa unida, cresce financeiramente
Geralmente dentro de uma discussão familiar em relação as finanças os membros acusam uns aos outros em relações aos gastos excessivos.
A solução só chegara quando todos reconhecerem o problema e em esforço conjunto buscam se adequar em busca da solução.
É muito importante que a família trabalhe junta em busca de realizar objetivos, devem decidir juntas os gastos e objetivos.
Não vale ter uma esposa que diminui seus gastos no salão para economizar, mas o marido não abre mão de sair com os amigos todo final de semana.
Assim o bem-estar da família estará garantido e todos conseguiram atingir os objetivos estabelecidos.
O ciclo da riqueza
Qualquer que sejam os objetivos da sua família como casa própria, faculdade, troca de carro, só serão possível, quando sua família entender e praticar o ciclo da riqueza.
O Ciclo da riqueza se fundamenta em três passos básicos: GANHAR – GUARDAR – INVESTIR, vamos entender as 3 etapas.
Ganhar é a primeira etapa. Todos os ganhos dentro da família representam a renda total. Se essa quantia não suficiente para pagar as contas, só existem duas soluções possíveis. E aqui vamos recomendar que você adote ambas:
Primeiro encontre ideias de renda extra que possibilitem um aumento de ganho mensal.
E o principalmente ponto: corte os custos desnecessários. É claro, você deve manter o melhor padrão de vida da família, se possível.
Mas em toda família existem certas atividades que podem ser substituídas por outras, mais acessíveis, e até que podem ser eliminadas por um tempo.
Afinal, é através estamos buscando o equilíbrio entre ganhar e gastar, você precisa ganhar, mais do que gasta, assim você conseguirá guardar dinheiro. E é assim que aos poucos, sua família começa a encontrar estabilidade.
Outra grande é dica é que seu dinheiro nunca deve ficar na poupança. A poupança é um dos “investimentos” com o retorno mais baixo existente.
E engana-se que acha que ela é o investimento mais seguro. E alguns casos dependendo da situação política e econômica do país ela pode render menos do que a inflação.
Existem muitos outros tipos de aplicações que seu dinheiro pode render muito mais!
Quais são os principais objetivos do planejamento financeiro?
O planejamento financeiro em como objetivo definir metas e estratégias que conduzam ao melhor resultado financeiro possível.
Porém, cada tipo de situação pode ser enfrentada de diversas maneiras diferentes. Não existe uma única fórmula mágica. O ideal é estudar e entender o caso de cada familiar, para entender o que é melhor.
E para entender o que é melhor financeiramente para sua família é começar a construir o planejamento financeiro.
Com o planejamento familiar você consegue entender, qual é sua realidade financeira, quais são os hábitos de consumo, definir quais são os melhores investimentos, prever algumas situações e saber como enfrenta-las e alcançar seus objetivos financeiros.
No post de amanhã falaremos mais sobre a importância e como realizar um planejamento financeiro.
Se desejar, que tal ler nosso post sobe a Ansiedade? Ela pode afetar em muito o planejamento financeiro familiar.
Quer entrar em contato? Acesse aqui!
Se deseja realizar uma cotação de seguro é só clicar aqui!