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30 de abril de 2019Amanhã é o último dia para entrega da declaração do Imposto de Renda, como muitas pessoas deixam para última hora. Vamos tirar algumas dúvidas mais comuns sobre como declarar o Imposto.
Atualmente o processo é bem simples, pode ser realizado pela internet, através do aplicativo e pelo programa da Receita Federal.
O Imposto de Renda nada mais é do que a forma do governo saber qual é a sua renda anual. Além disso ele analisa se as cobranças dos impostos estão corretas para seu patamar financeiro.
Muitas pessoas ainda têm medo de declarar, principalmente para quem vai iniciar esse ano, existem alguns passos simples para ajudar:
Reúna todos documentos que você vai utilizar
A maioria dos documentos que você vai precisar, são documentos que provem sua renda e seus gastos durante o ano. Além dos documentos pessoais como RG, CPF e título de eleitor.
Esses documentos são conhecidos como informes de rendimentos e são utilizados para definir o valor do imposto que será cobrado.
A seguir vamos falar mais sobre cada tipo de documento que deve ser reunido nesse momento.
- Pessoais: RG, CPF e título de Eleitor.
- Comprovação do envio da sua declaração de Imposto de Renda do ano anterior: Caso não seja sua primeira declaração, anexe o comprovante do ano anterior da declaração.
- Comprovante de pagamento do empregador: Esse documento é para quem trabalha através de contrato de trabalho. A empresa deve enviar esse documento até dia 28 de fevereiro, caso não envie entre em contato com o RH.
- Informe de rendimento do seu banco comercial: O banco que você tem conta deve enviar esse documento. Nele consta operações, transações financeiras realizadas na conta durante o ano, incluindo depósitos, saques, seguros, investimentos e rendimentos da poupança.
- Informe de rendimento de sua corretora: Assim como os outros documentos, a instituição corretora deve te enviar essa documentação até a mesma data.
Além desses documentos, comprovantes de seus bens e outras despesas que você teve ao longo do ano devem ser anexadas.
Mesmo investimentos isentos como aplicações na poupança e Letras de Créditos devem ser declarados.
Baixe o programa da declaração
A declaração é feita digitalmente através do programa que é baixado no site da Receita Federal. Após realizar o download é só ir na aba criar uma nova declaração e começar a preencher as informações solicitadas.
Se você já realizou a declaração no ano anterior utilize o mesmo computador, alguns dados podem ter sidos salvos nele.
As primeiras informações que devem ser preenchidos são relacionadas aos seus dados pessoais. O programa da Receita tem um menu que a ordem de preenchimento já está correta é só seguir a mesma.
Nesse momento é só seguir a ordem de preenchimento das informações solicitadas.
Modelo completo ou simplificado?
Essa opção vai depender da quantidade de despesas que serão abatidas na sua declaração.
- Modelo simplificado:Nesse modelo será cobrado um desconto padrão de 20% em todos os rendimentos tributáveis pela Receita Federal. Esse modelo é para pessoas que possuem poucas despesas.
- Modelo completo:Para quem tem muitas despesas e gastos vinculados aos dependentes. Aqui todos os gastos devem ser informados e somados para que o valor mínimo atingido seja o da dedução fiscal.
Mas não se preocupe que o próprio sistema da Receita |federal informa qual é a melhor opção para você.
Enviando sua declaração
Após preencher todas as informações solicitadas, confira se tudo está correto, antes de enviar sua declaração.
Após enviar sua declaração, você receberá alguns arquivos que devem ser bem arquivados e de fácil aceso caso necessite utiliza-los.
- Documento de comprovação do envio:Além de ser o seu comprovante que prova que você entregou sua declaração, você irá esse documento na próxima declaração.
- DARF:Caso após o preenchimento a Receita confirmar que você deve pagar algo para ela. O DARF será emitido com o valor e as condições para pagamento. Com todas as informações bancárias atualizadas, caso tenha direito a uma restituição a Receita Federal utilizará esses dados para realiza-la.
Corrija possíveis erros
Após o envio você percebe que houve qualquer tipo de erro de preenchimento, informações erradas ou falta de alguma informação.
Não se desespere! Envie uma declaração retificadora com as informações corretas e atualizadas.
Vá no menu do programa da Receita Federal, selecione a opção declaração enviada com erros. Informe o número do documento enviado com erro.
Após isso é só reenviar o documento com as alterações realizadas.
Vale aproveitar esse momento e rever como anda a saúde financeira da sua família. Realizar um planejamento financeiro sempre é valido e pode ajudar a equilibrar suas finanças.
Aqui no blog temos uma série de post sobre esse assunto. Acesse esse post aqui.
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