Conheça o serviço de telemedicina Amil e evite idas ao médico em meio a pandemia do Coronavírus
23 de junho de 2020Como o Covid-19 infecta nosso organismo? Quais são os testes existentes?
30 de junho de 2020O Covid-19 tem assustado cada dia mais, pessoas no Brasil e no mundo, por esse motivo a ANS tornou obrigatório os testes para Covid-19 nos planos de saúde. Países que já tiveram uma primeira onda de contaminação estão enfrentando uma possível segunda onda. Lugares que antes estavam livres da contaminação, tiveram novos focos da doença e acabam tendo que retomar o isolamento social.
O novo vírus ainda é um mistério para todos os cientistas por isso, existe muita cautela em relação aos cuidados e as medidas de controle.
Diante disso a Agência Nacional de Saúde Suplementar a ANS, tem lançado medidas constantes para ajudar no controle e na melhora de serviços dos planos de saúde. Principalmente relacionado ao Covid-19, como é uma situação totalmente nova, as medidas são protocoladas de acordo com as necessidades.
A nova medida lançada na Resolução Normativa 458, de 2020, obriga que os planos de saúde incluam em seu rol de procedimentos os testes rápidos para Covid-19.
Para quem não conhece existem dois tipos de testes que são mais utilizados no caso do Covid-19, o teste rápido e o PCR, vamos entender cada um deles.
Teste rápido para Covid-19
Ambos os testes devem ser realizados por profissionais capacitados e seus resultados devem sempre ser avaliados por médicos ou profissionais de saúde com treinamento. Os testes não devem ser adquiridos em locais como farmácias e outras redes, eles só devem ser realizados em clínicas de saúde e hospitais, públicos ou particulares.
Apesar da popularidade o teste rápido ou teste IgM/IgG não detecta o vírus e sim uma resposta imunológica do organismo á um processo infecioso existente. O IgM e o IgG são anticorpos produzidos pelo organismo para combater um processo infecioso e não uma resposta exclusiva ao vírus Covid-19.
Neste post, explicamos melhor como funciona o processo de infecção causado pelo Coronavírus.
Por isso, nem sempre esse resultado pode ser sinal de um contágio pelo Covid-19 e em muitos casos podem ser que aconteça um “falso negativo’”. A recomendação para que esse exame tenha um pouco mais de precisão é que ele precisa ser realizado após 7 dias da contaminação.
Período em que o corpo já detectou a invasão e começou a produzir anticorpos, o tempo para o resultado é de 10 a 30 minutos dependo do teste rápido utilizado.
Teste de PCR para o Covid-19
Esse teste sim identifica a presença do vírus no organismo da pessoa, já que ele utiliza a presença do vírus, através de amostras da carga genética do Covid-19.
Esse teste leva cerca de 4 horas, entre análise e detecção do vírus e precisa de uma estrutura de laboratório para ser realizada. A ANVISA certificou vários laboratórios no país para realização desse exame.
Esse teste detecta a infeção já no início, mas após um certo tempo pode não ter tanta eficácia.
Porque a ANS liberou o teste rápido e não o PCR?
O PCR tem mais efeito quando a infecção é inicial, ou seja, quando na maioria dos casos os sintomas ainda são leves, mas a pessoa já pode transmitir a infecção. Nesse momento a melhor indicação é ficar em casa, já que na maioria dos casos as pessoas não entram no estágio mais perigoso da doença.
A partir do momento que a doença avança e os sintomas começam a agravar, aí sim é realizado o teste, que é o teste rápido. O teste rápido além de determinar a resposta imunológica do organismo, ajuda pesquisadores e cientistas a entender melhor como o corpo lida com a doença.
Os dados coletados nessas pesquisas imunológicas, juntamente com os dados dos pacientes, ajudam os cientistas a avançarem nas pesquisas relacionadas a medicamentos e tratamentos contra o Covid-19.
Contrate um plano de saúde e fique tranquilo!
Quer conhecer as ofertas que possuímos em planos de saúde? Entre em contato agora mesmo para proteger a saúde de quem você ama!!
Se preferir deixe seus dados clicando aqui, que nossos corretores entraram em contato!
Caso queira tirar suas dúvidas sobre seguros clique aqui.
Se desejar consultar outras formas de seguro é só chamar aqui!
Confira outros post do blog aqui!