Você sabe o que é um hemangioma?
24 de julho de 2019Os riscos oferecidos pelas tomografias
29 de julho de 2019Entenda mais os riscos que o excesso de radiação emitidos pelos exames de imagem podem trazer a sua saúde!
Os dados baseados para criar esse post vêm de um relatório de impacto das fraudes e dos desperdícios sobre os gastos realizados pela saúde suplementar. Esse relatório foi criado pelo Instituto de Estudos de Saúde Complementar.
Segundo esse relatório o Brasil é um dos países que mais realizam exames de imagem desnecessariamente. Esse dado alerta para o excesso de exposição à radiação e os riscos que essa atitude pode causar, principalmente aos pequenos.
Os exames mais comuns realizados que produzem a radiação ionizante são os RX, a mamografia, a tomografia e a densitometria óssea.
Já os exames de ressonância magnética e de ultrassom não emitem radiação, isso não é apenas sobre redução de gastos, mas sim a preocupação com os danos que podem ser causados aos pacientes.
Exames desnecessários
Existem atualmente uma grande quantidade de exames radiológicos realizados e muitos deles poderiam ser evitados, dependendo da experiência e da formação médica do profissional.
Como saber se um exame é desnecessário?
A necessidade de um exame será determinada pela análise clínica médica, os dados do histórico médico do paciente e o exame físico.
Após essa primeira análise médica, com uma possibilidade de diagnóstico em mente o médico já pode ter uma identificação correta de quais exames pedir e quais são fundamentais para um melhor diagnóstico.
Os exames em crianças
Existem muitas patologias que os exames radiológicos são essenciais para confirmação a suspeita da doença. Mas é muito importante que o médico faça os pedidos de exames com bom senso principalmente em crianças. Pois elas são ainda mais sensíveis a exposição da radiação e o efeito acumulativo da radiação ionizante.
Isso significa que essa radiação que o corpo recebe através de um exame de raio-X é transferida para o corpo durante o exame e essa radiação vai se acumulando no organismo com o tempo.
Crianças que são muito expostas a radiação sofrem mais risco te ter danos teciduais com o passar do tempo.
As crianças têm de duas a três vezes mais chances de desenvolver doenças oncológicas pela radiação que os adultos, já que seus órgãos são mais sensíveis a essa radiação.
O risco x o ganho financeiro
Muito ao contrário do que se pensa, não é com o ganho financeiro que será perdido com esse alerta que estamos preocupados. E sim com o grande risco que os pacientes pediátricos vem sofrendo com a exposição exagerada a radiação.
É muito importante que esse alerta chegue as pessoas, pois em muitos casos uma boa avaliação médica já é o suficiente para determinar um bom diagnóstico.
E esse risco não é encontrado em exames de raio-X apenas outros exames como mamografia também oferecem grandes doses de exposição à radiação ionizada.
Vou mostrar para você outros exames e suas equivalências em relação a exposição do raio-X.
Uma mamografia equivale a exposição de 7 raios-X.
Uma cintilografia óssea equivale a exposição de 42 raios-X.
Uma tomografia equivale a exposição de 70 raios-X.
Uma cintilografia cardíaca equivale a exposição de 125 raios-X.
Um pet-scan equivale a exposição de 300 raios-X.
Assim você consegue entender como é importante que o médico saiba o quanto realmente se é necessário pedir um exame que se utiliza radiação em sua realização.
No próximo post vamos falar mais sobre a tomografia e seus riscos.
Confira mais post aqui no blog!
Se ficou com alguma dúvida e deseja entrar em contato é só clicar aqui!
Agora se deseja realizar uma cotação em planos de saúde é só chamar aqui!