Compulsão alimentar entenda mais sobre a doença
30 de setembro de 2019Já ouviu falar em Ortorexia???
1 de outubro de 2019Confira a primeira parte desse post aqui.
Em casos de transtornos alimentares como a compulsão alimentar é sempre importante buscar ajuda médica o quanto antes. Assim o paciente evita de ter problemas maiores com as complicações que podem surgir.
Quando buscar ajuda médica
Assim que você identificar os primeiros sintomas da compulsão alimentar, procure ajuda médica, pois quanto antes iniciar o tratamento maior são as chances de cura.
Os médicos especialistas que devem ser procurados para te ajudar a se curar da compulsão são o Clínico Geral, Psiquiatra, Nutrólogo e o Endocrinologista.
É sempre bom quando for realizar uma consulta médica para identificar um novo problema de saúde que esteja passando, que você esteja preparado para a mesma.
Essa preparação pré-consulta incluí realizar uma lista com os sintomas que esteja sentido e o tempo que isso começou a ocorrer.
Procure também levar o histórico médico se for se consultar em um médico novo, anote também se iniciou um novo tipo de medicamento ou suplementação.
Sempre é bom que o paciente seja acompanhado por uma pessoa de confiança para ajudar a entender os sintomas e dar apoio durante o tratamento.
Durante a consulta o médico realizará diversas perguntar para começar a montar um diagnóstico. Perguntas sobre seus hábitos alimentares, como você se alimenta, quantas vezes ao dia, que tipos de alimentos ingere, ajudaram o médico a entender seus hábitos.
Após isso o médico realizar um exame clinico e possivelmente solicitara exames laboratoriais para complementar e fechar um diagnóstico.
Mas como é realizado o diagnóstico? Tem algum exame específico?
Os transtornos alimentares de uma maneira geral são considerados doenças mentais, assim como a compulsão alimentar.
Por isso não existe um teste especifico que diagnosticara a doença, por isso o diagnóstico é fechado através dos relatos que o paciente informa, nas avaliações física, mentais e através de exames complementares que são realizados.
Esses exames laboratoriais de uma maneira são mais para avaliar as condições gerais do paciente, se há outras doenças associadas.
Como é realizado o tratamento para a compulsão?
Em um primeiro momento é importante que o paciente realize uma consulta com um psiquiatra que seja especializado em transtorno alimentares.
Para que sua parte emocional seja trabalhada para que assim outros tratamentos possam ser realizados.
Pessoas que tem esses tipos de transtorno para que se tenham um tratamento de sucesso, primeiramente precisam aceitar e entender que tem a doença e necessitam de tratamento.
Durante o tratamento emocional questões como a forma que a pessoa lida com seus sentimentos, como se alimentar de maneira confortável e como manter um bom relacionamento com as pessoas.
A medicação também pode ser necessária, mas dependerá do grau da compulsão alimentar.
Os medicamentos que costumam ser usados geralmente são para controle da ansiedade e para inibir o apetite.
Existem complicações?
Pessoas que ficam muito tempo com a compulsão alimentar sem um tratamento adequado podem começar a ter complicações com a doença.
Entre elas podemos citar a obesidade, hipertensão, diabetes, colesterol alto e outras doenças mentais como a depressão e a bulimia podem surgir.
O tratamento em geral para doenças assim é lento e demorado, o paciente precisa entender que ele precisa ser determinado e perseverar em não desistir.
Em cerca de 6 anos 50% dos pacientes com compulsão alimentar obtiveram melhora através dos tratamentos realizados.
Cerca de um terço tiveram uma melhora significativa, e outros 6 % dos pacientes não tiveram um resultado satisfatório.
A melhor maneira ainda de ficar saudável e tentar prevenir a doença, e essa prevenção se inicia ainda na infância.
É muito importante ensinar as crianças e aos jovens a não se deixar afetar pelas exigências dos padrões de beleza que as mídias e as redes sociais podem impor.
Sempre ajude a motivar a autoestima, fazendo com que eles se sintam seguros com sua aparência. Explique sobre os distúrbios alimentares e o quanto isso pode afetar a vida deles, incentive bons hábitos alimentares desde a infância.
Essas ainda são as melhores maneiras de prevenir a compulsão assim com outros diversos tipos de transtornos alimentares.
Confira mais post aqui no blog!
Se ficou com alguma dúvida e deseja entrar em contato é só clicar aqui!
Agora se deseja realizar uma cotação em planos de saúde é só chamar aqui!