Seguro auto Azul seguros é bom?
2 de março de 2018Como fazer um seguro de celular?
11 de maio de 2018Resguardar um dos bens materiais mais preciosos que você e sua família possuem deveria ser uma prioridade. Entretanto, segundo pesquisas oficiais da Federação Nacional de Seguros, apenas pouco mais de 13% das casas possuem uma cobertura residencial. E, é claro, a maioria não aderiu simplesmente porque não conhece tão pouco entende este seguro!
Você faz parte do grupo que, por ter dúvidas, ainda não fez uma cobertura de seguro residencial?
Está na hora de mudar isso e você está no lugar certo! O primeiro passo para contratar uma cobertura residencial é entender a sua importância. Por isso, mais do que lhe vender um plano, neste post você encontrará detalhes sobre as principais coberturas existentes.
Entenda o que é uma cobertura residencial, quais seus benefícios para o contratante e o valor.
Veja ainda que é uma segurança e conforto para a família ter este seguro. Afinal, ninguém quer passar por imprevistos, entretanto eles acontecem, não é mesmo? Continue lendo!
O que é uma cobertura residencial?
Antes de detalhar sobre quais são as opções de cobertura residencial disponíveis no mercado vale definir o que é isso. Apesar de você já ter uma ideia sobre o assunto, será que sabe a fundo o que um seguro faz?
Mais do que pagar mensalmente por um determinado valor, a cobertura seguro residencial está completamente apta a suprir imprevistos. Dependendo do plano adquirido sua casa estará assegurada caso passe por panes elétricas, furtos e até mesmo tempestades danosas.
Há seguros residenciais que protegem seu imóvel da queda de raios, de explosões e até de incêndios!
Em média, o valor de uma cobertura residencial costuma ser apenas 0,3% do valor total do imóvel assegurado. Ou seja, um valor pequeno, mas que pode ser extremamente útil em meio a diferentes necessidades, certo?
Principais opções em cobertura residencial
Evidentemente não existe apenas uma opção de cobertura do seguro residencial, mas pelo contrário. Hoje em dia há várias opções, que vão do mais simples ao mais detalhado possível na hora de resguardar o seu imóvel.
Os planos mais simples costumam ser mais baratos, porém é interessante conhecer todos antes de escolher. Muitas vezes a diferença a ser paga pode ser mínima, entretanto as vantagens da outra opção de plano são bem melhores. É preciso ficar atento!
Veja a seguir quais são as principais coberturas residenciais e o que está assegurado por elas:
Cobertura Seguro Residencial Básica
O plano básico é aquele mínimo exigido para ser comercializado. Ao contratá-lo, seu imóvel estará assegurado nos casos de quedas de raio, incêndio natural ou criminoso, além de explosão. Caso sua casa passe por alguma dessas situações, os prejuízos correspondentes serão reembolsados pela cobertura residencial contratada.
Vale lembrar que todo seguro residencial começa com esta base. O que vem depois dela são as coberturas adicionais. Essas demais coberturas residenciais variam, portanto, conforme a necessidade do contratante. Confira a seguir quais são elas:
1. Acidentes pessoais
Importantíssimo principalmente para quem fica bastante dentro de casa ou tem diarista, esse adicional é uma garantia com que contar. Caso algum acidente ocorra dentro da sua casa, com esta cobertura será possível garantir uma indenização. Você poderá dar entrada no pedido tanto em caso de invalidez quanto de morte causada por acidentes.
2. Danos e panes elétricas
Infelizmente é bastante comum que as casas sofram curtos-circuitos. Nessa hora, vários de seus eletros ligados na tomada podem ser prejudicados e podem até mesmo queimar. Já imaginou o saldo negativo? Todavia, se você tem uma cobertura residencial com previsão para danos e panes elétricas, tais prejuízos poderão ser ressarcidos.
3. Desmoronamentos
Infelizmente o desmoronamento é um evento bastante comum nas terras brasileiras. Despreocupados na hora de construir suas casas, ou até mesmo por não ter entendimento do risco de alguns terrenos, essa cobertura tem sido bem procurada.
4. Escritório em residência e documentos pessoais
Muita gente trabalha dentro de casa e para ter seu negócio assegurado precisa contar com uma cobertura seguro residencial específica. Também existem planos que ajudam na hora de tirar novamente documentos pessoais, que podem ter sido perdidos graças a incidentes.
5. Impacto de veículos e queda de aeronaves
Você está fora de casa, trabalhando, quando vê pelo jornal que um carro desgovernado entrou na sua sala. Ou, pior, que uma aeronave perdeu o controle e caiu em cima daquilo que você demorou anos para construir. Assustador, não é? Apesar de não serem coisas que vemos todos os dias, há riscos e chances de isso acontecer. E por isso mesmo existe esse adicional.
6. Pagamento de aluguel ou perda
Excelente tanto para quem paga aluguel quanto para quem recebe, esse seguro é interessante. Caso você seja inquilino e tenha problemas financeiros para arcar com seu compromisso, poderá contar com uma ajuda. Caso seja o dono do imóvel e este fique desocupado, também terá alguns alugueis para receber até alugá-lo novamente.
7. Responsabilidade civil familiar
Uma opção praticamente não conhecida diz respeito ao pagamento de ações judiciais tanto a membros da família quanto a empregados. Esta responsabilidade civil familiar também diz respeito aos gastos com despesas médicas que poderão ser arcados pelo seguro.
8. Roubo e furto
Uma das coberturas mais procuradas no mercado, vale lembrar o que é roubo e o que é furto para entender este adicional. Roubo é a subtração de bens mediante força e violência. Já furto é esta mesma subtração, entretanto, quando você não está na sua casa, por exemplo. O adicional cobre a ambas as situações, desde que seus bens estejam descritos em uma lista.
9. Tempestades
Vendavais, ciclones, granizo, tornado e até mesmo furacões constituem outro adicional da cobertura residencial. Apesar de não ser algo tão comum em todas as partes do território nacional é importante ressaltar que algumas regiões estão mais propensas a isso. Para não ter prejuízos, o mais indicado é arcar com este custo mínimo mensal.
10. Vazamentos
Por fim, vale lembrar ainda da cobertura adicional contra vazamentos. Vai que um cano estoura no meio da sua casa, não é mesmo? Com este tipo de seguro você poderá resolver muito mais rapidamente, além de ter mais segurança!
Como você pode conferir nesses tópicos, uma cobertura residencial pode ser incrivelmente básica ou completa. As variações acontecem justamente mediante a necessidade do contratante. Por isso, vale a pena escolher com atenção não só ao seu seguro, mas também a cada adicional oferecido por ele!
Em dúvida sobre qual é a melhor opção em cobertura para seguro residencial? Não tem problema, isso é comum! Aproveite para conhecer as opções da Yoshie & Maia e converse com quem entende do assunto antes de contratar! Tenha segurança na escolha da cobertura residencial!