Uma doença chamada dor crônica!
12 de abril de 2019Como ficar mais resistente contra gripes e resfriados.
16 de abril de 2019Novas vacinas foram desenvolvidas!
Na semana passada iniciou a campanha 2019 de vacinação contra a gripe, no primeiro momento ela será disponibilizada para os grupos de risco.
A campanha teve início dia 10 de abril de 2019, em um primeiro momento os postos de saúde distribuíram doses da vacina trivalente para os grupos prioritários até o dia 31 de maio.
Todos os anos são desenvolvidas novas vacinas de acordo com os novos tipos de vírus encontrados.
Esse ano o Instituto Butantan desenvolveu a vacina contra os vírus da H1N1, Influenza B e H3N2.
O Ministério da Saúde tem como objetivo vacina nesse ano de 2019 90% da população alvo que é cerca de 13,2 milhões de brasileiros contra o vírus da Influenza.
O objetivo dessa primeira fase é vacinar crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos, gestantes e puérperas, que são as mulheres que deram à luz até 45 dias.
Pessoas com necessidades especiais ou com problemas crônicos também entram nessa primeira parte da campanha. Esse grupo são considerados um dos mais vulneráveis!
Em uma segunda rodada que se inicia no dia 21 de Abril, o público alvo da primeira campanha continua valendo, mas serão incluído um novo público alvo.
Entre eles estão os povos indígenas, trabalhadores da área de saúde, idosos, professores de escolas privadas e públicas, pessoas com baixa imunidade, jovens sob medidas sócios educativas, funcionários do sistema prisional, presidiários.
As escolhas das pessoas que fazem parte desses grupos seguem as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).
O Ministério da Saúde tem como objetivo vacinar ao menos 90% desse grupo de pessoas.
Para as pessoas que não fazem parte desse grupo mas desejam se vacinar, a vacina está disponível na rede privada, os valores variam de R$ 100 a R$ 200 reais a dose.
As alterações da vacina da gripe em 2019
Esse ano em relação as vacinas produzidas no ano passado, houve alteração em duas cepas de vacinas.
Por esse motivo o Ministério da saúde não recomenda a utilização das vacinas do ano passado, pois elas não serão eficazes na proteção dos vírus que estão circulando esse ano.
Isso porque todos os anos os vírus da gripe sofrem mutações e novos subtipos também podem aparecer e circular mais esse ano.
Por isso é importante tomar a vacina anualmente para que o paciente esteja protegido contra o vírus que circula no ano de vacinação.
A gripe surgiu, o que fazer?
A dica de ouro para que se evite a transmissão é que se apresentar sintomas de gripe, evite aglomerações, evite sair de casa e ambientes fechados.
Para proteger outras pessoas da transmissão lave constantemente as mãos, quando for espirrar ou tossir cubra a boca ou o nariz para evitar a transmissão.
Não cubra apenas com a mão, se não tiver um lenço, quando for tossir proteja com o antebraço perto do cotovelo, assim evita que o vírus fique na sua mão e espalhe para os lugares que sua mão ter contato.
Durante esse período pelo menos evite de compartilhar objetos pessoais como pratos, copos, garrafas e talheres.
Tenha uma alimentação saudável e beba muito liquido. Procure seu médico se começar a ter febre, dores de garganta. Evite sempre a automedicação.
Ela em muitos casos pode agravar sua doença criando resistência do vírus e dificultando o tratamento.
Para maiores informações procure o posto de saúde mais próximo da sua casa e vacine-se, a prevenção ainda é a melhor solução.
Alguns tipos de planos de saúde oferecem em seu pacote a vacinação contra algumas doenças, para saber quais são e como contrata-los entre já em contato!
Confira todos os posts realizados aqui no blog!
Se deseja realizar uma cotação de seguro é só clicar aqui!