As chuvas se foi, mas a dengue chegou, fique atento!
18 de fevereiro de 2020Doenças comuns no carnaval e como ter mais energia para aproveitar a folia!
20 de fevereiro de 2020Carnaval chegando e com ele muita folia vem aí, por isso é importante que as pessoas se conscientizem das doenças que pode ser transmissíveis durante a folia.
As doenças mais comuns são: intoxicação alimentar, a famosa doença do beijo, ISTs e leptospirose são as mais comuns.
O carnaval para algumas pessoas são sinônimo de muita folia e diversão, é importante seguir algumas orientações para que a diversão não acabe antes da hora. Além da preocupação com as doenças, é importante que o folião, lembre-se sempre de hidratar e se alimentar sempre. Com as altas temperaturas que tem feito em todo o Brasil se manter hidratado é fundamental.
Outro ponto importante é usar o protetor solar, os índices de emissão de raio UVA e UVB estão cada vez mais altos. Para evitar problemas futuros de pele, procure aplicar o protetor solar a cada 3 horas.
Cuidado com essas doenças
As doenças que vamos citar aqui não são doenças próprias do carnaval, mas sim, doenças que surgem com maior propensão nessa época. Isso porque, muitas pessoas acabam se aglomerando, o calor excessivo, a falta de higiene e o sexo sem proteção contribuem para proliferação de bactérias e vírus.
Intoxicação Alimentar
Um dos problemas que mais leva pessoas ao pronto atendimento é a intoxicação alimentar. Geralmente ela ocorre devido à falta de higienização no preparo e na conservação dos alimentos.
Observe bem o local em que irá se alimentar, olhe o cuidado com o preparo dos alimentos, se o local está bem limpo. Alimentos somente cozidos e sempre preparados na hora, evite comidas exóticas, águas ou qualquer outra bebida somente com o lacre intacto.
Frutas só devem ser consumidas com as cascas intactas, isso evita que ela tenha passado por qualquer tipo de contaminação.
A Doença do Beijo ou Mononucleose
Essa é uma doença que pode demorar até dois meses para que os primeiros sintomas apareçam. Sendo seu período de incubação pode durar de quatro a dez semanas.
Os sintomas dessa doença ainda podem levar para um diagnóstico errado já que os sintomas podem ser confundidos com outras doenças. Como ela se trata de uma virose aguda com um estado febril, o quadro clinico acaba sendo confundido por uma virose ou gripe comum.
Os sintomas da mononucleose podem incluir febre, fadiga, dor de garganta, ínguas inchadas em diferentes localidades do corpo. Em casos mais graves erupções na pele e em casos raros dificuldade respiratória, principalmente em crianças, dor do lado esquerdo da barriga e sintomas neurológicos.
A melhor forma de prevenção dessa doença é evitar o contato íntimo com outra pessoa que esteja contaminada. O contato com a secreção e com objetos pessoais contaminados também pode te deixar doente.
A transmissão é mais comum quando as pessoas já está manifestando os sintomas da doença. Existem alguns relatos que a saliva da pessoa que contraiu a doença pode ficar contaminada por até seis meses.
Por isso, tome cuidado com as pessoas que você terá contato íntimo nesse carnaval. Se perceber que a pessoa esteja tossindo, espirando ou manifestando qualquer outro sintoma evite o contato.
A Leptospirose
A Leptospirose é uma doença transmitida por uma bactéria chamada de leptospira, essa bactéria é encontrada na urina do rato.
O alerta é em relação ao armazenamento das latidas de bebidas e caixas térmicas. Quando não são bem armazenadas elas podem entrar em contato com a urina desses animais ou até mesmo com água contaminada.
O recomendado é evitar o consumo desse tipo de bebida sem que você saiba do procedimento ou se houve uma boa higienização das latinhas. Caso deseje realizar o consumo desse tipo de bebida realize uma boa higienização antes de consumir a bebida.
Outra maneira que você pode se infectar com essa doença é com os pés descalços. Isso acontece porque você pode ter um pequeno ferimento que em contato com as fezes, urina ou água contaminada. Podendo haver a transmissão do vírus, além de você correr o risco de cortar os pés.
A leptospirose é uma doença grave que pode levar a morte por isso se previna sempre. Os sintomas podem incluir dor de cabeça, febre alta, dores no corpo, em especial na panturrilha, diarreia, vômito e tosse. Em casos mais graves olhos e pele apresentam icterícia. A maioria das pessoas é tratada com medicamentos e apenas em casos mais graves a internação é necessária.
Continua amanhã…
Para que você tenha uma excelente contratação, garantindo o que há de melhor em atendimento médico para sua família converse agora mesmo com a gente!
Se desejar consultar outras formas de seguro é só chamar aqui!
Confira mais post aqui no blog!