26 de abril Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
26 de abril de 2021Reajuste dos Planos de Saúde, quais são as regras e como é aplicada
30 de abril de 2021A próxima etapa da vacinação contra a Covid-19, incluem gestantes, mulheres que tiveram parto recentemente, além de outras comorbidades. Na terça-feira o Ministério da Saúde informou a inclusão desse novo grupo no Programa Nacional de Imunização.
Inicialmente as gestantes e mulheres no pós-parto com comorbidades terão prioridades entre as gestantes. E após essa etapa todas as demais gestantes deveram ser vacinadas. Para esse grupo as vacinas indicadas são as da Fiocruz, Pfizer e Butantan. O PNI vai alterar um pouco a recomendação feita pelo Organização Mundial da Saúde devido ao grande número de casos no Brasil.
Isso porque, os casos e os riscos para esse grupo de mulheres vêm se tornando maior e o número de complicações vem aumentando. As gestantes e mulheres no puerpério estão se arriscando muito nesse momento, por isso a vacinação é essencial.
O Ministério da Saúde também vem solicitando que as famílias adiem o planejamento de uma gestação. Já que o risco tem aumentando para as gestantes com as novas variantes descobertas.
Ao todo o grupo prioritário para vacinação já alcança mais de 72 milhões de brasileiros. Neste grupo estão inclusos, gestantes, mulheres no puerpério, pessoas com comorbidades, profissionais de saúde, idosos e membros das forças armadas.
Atualmente a vacinação já beneficiou cerca de 27,4 milhões de brasileiros com a primeira dose. Isso representa cerca de 13% da população segundo o Ministério da Saúde.
Como será a próxima etapa de vacinação contra a Covid-19?
A próxima etapa de vacinação acontecerá em duas fases, na primeira serão contemplados os seguintes grupos:
- Pessoas que possuam síndrome de Down, mas que sejam maiores de 18 anos;
- Pacientes com doenças renais e que faça o tratamento com diálise e tenham acima de 18 anos;
- Gestantes acima de 18 anos;
- Mulheres em puerpério com até 45 dias de pós-parto acima de 18 anos;
- Pacientes que tenham comorbidades e tenham ente 55 a 59 anos;
- Pacientes com deficiências permanentes que tenham cadastro no BCP e possuam idade entre 55 e 59 anos.
A segunda fase da vacinação contra Covid-19 será inclusa outras 22 comorbidades listas aqui. Além, das pessoas com deficiência permanente cadastradas no BCP, gestantes e puérperas sem comorbidades. Os grupos serão divididos por idade, assim como a vacinação dos idosos está sendo realizada.
Assim, essa próxima fase deve acontecer após finalizar a imunização das faixas etárias entre 55 e 59 anos. Depois o grupo de 50 a 54, depois o de 45 a 49 e sucessivamente até os 18 anos.
Lembrando que em cada estado essas fases da vacinação podem avançar de uma forma diferente. Já que é considerado o número de pessoas a serem vacinadas. Por isso, é essencial ficar de olho nas notícias do seu município.