Tem dúvidas de como funciona o seguro de automóveis?
22 de abril de 2019O que fazer no caso do sinistro automotivo?
24 de abril de 2019Confira a primeira parte desse post aqui!
Como faço o pagamento?
Cada seguradora tem uma forma de realizar o pagamento do valor do prêmio do valor do seguro.
Isso vai depender muito da sua forma de negociar também com a empresa escolhida.
Escolha uma data que seja seguro para você realizar o pagamento das mensalidades. Exemplo se seu pagamento cai no 5º dia útil negocie essa data após esse dia.
Muitas seguradoras tem a opção de realizar o pagamento por meio do débito automático em conta, cartão de crédito ou o boleto bancário.
Você pode escolher o modo de pagamento que se adeque melhor ao seu planejamento financeiro, pagando o valor á vista ou parcelado.
O tempo de duração pode variar muito, mas geralmente a maioria das apólices precisam ser renovadas anualmente. Por esse motivo geralmente a opção de parcelamento não pode ultrapassar esse tempo.
Como recebo o valor da apólice?
Após a seguradora aceitar assumir o risco, a seguradora emite uma apólice que é enviada ao segurado, nela contém as condições impostas pela seguradora e boletos bancários, se for o caso.
Geralmente as seguradoras enviam os boletos para o endereço do segurado, por isso é muito importante confirmar sempre seu endereço.
Guarde muito bem sua apólice ela é seu documento que comprova sua contratação e a proteção do seu veículo. É essencial guarda lá em lugar seguro para que se possa consulta lá caso haja a necessidade de sinistro.
A apólice de seguro deve ser lida antes de realizar o contrato com a seguradora, para ter certeza que você terá todos os benefícios e cláusulas necessários.
Como funciona a cobertura do seguro.
Outro ponto importante na contratação do seguro são os tipos de cobertura. E são um dos pontos que você deve ficar atento na hora da contratação, pois elas indicam quais serão as proteções que seu carro terá.
Além disso são as cláusulas que dirão como seu veículo será coberto e quais serão os valores das indenizações pagas pelos sinistros.
Praticamente existem dois tipos de coberturas, as adicionais e a básica. A cobertura Básica geralmente contém os mesmos itens em todas as seguradoras. Entre eles estão colisão, roubo, incêndio, danos causados por alagamentos, danos por causas naturais como granizo e raios.
Coberturas adicionais
Já as coberturas adicionais podem variar e podem ser contratadas de forma avulsa ou em forma de pacote.
As coberturas adicionais podem ir desde de proteção dos equipamentos eletrônicos do veículo como tv, rádio entre outros e até carro reserva.
Lembrando sempre que seu carro só será protegido contra os sinistros que estão listados na sua apólice. Se em seu contrato não estiver na cobertura adicional para os vidros e em uma batida eles forem quebrados você mesmo que terá que arcar com os valores do conserto.
Por esse motivo é sempre aconselhado contratar um corretor de sua confiança e ler muito bem o contrato antes de assinar para ter certeza do que está contratando.
Algumas seguradoras também oferecem serviços como assistência 24 horas, nesses serviços estão inclusos, guincho, chaveiro entre outros de maneira gratuita.
Esses serviços não são considerados como sinistros, então não é necessário pagar o valor da franquia para acionar esses serviços.
Coberturas de Acidentes Pessoais de Passageiros
Ainda existem coberturas que não protegem o veículo em sim, mas sim as pessoas. Esse tipo de cobertura se chama APP (acidente pessoais de passageiros), caso ocorra algum acidente ela protege os passageiros.
Com os valores disponíveis pela seguradora é possível por exemplo cobrir as despesas médicas, indenizações por validez e até morte.
Ainda existe outro tipo de cobertura relacionada ao veículo que é a cobertura de terceiros, chamada de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos.
Essa cobertura é responsável por cobrir danos físicos, morais e materiais causados a outras pessoas em caso de acidente.
Assim o segurado fica tranquilo e a seguradora arca com todo prejuízo da outra pessoa afetada pelo incidente.
Amanhã continuaremos com esse post.
Quer realizar sua cotação, acesse aqui!
Confira todos os posts realizados aqui no blog!
Quer entrar em contato? Acesse aqui!