O aumento da expectativa de vida no Brasil
25 de fevereiro de 2019Aumenta 149% os casos de dengue no Brasil
27 de fevereiro de 2019Os telômeros são a “parte final” dos cromossomos e sua função é de proteger o DNA que estão nas células.
O telômero tem origem grega, eles são as extremidades dos cromossomos, com as partes plásticas que temos nos cadarços.
A principal função dessa parte é proteger o material genético que é transportado pelo cromossomo, essa parte do DNA são bem repetitivas e não-codificadas.
Cada vez que nossas células se dividem e se multiplicam, para regenerar nossos tecidos ou órgãos. O “tamanho” dos telômeros tende a se reduzir e por isso com o tempo ele vão ficando menores.
E o com o passar do tempo eles ficam tão curtos que já não conseguem mais proteger nosso DNA. As células acabam parando de se reproduzir e atingem um estado de “Velhice”.
Assim a longitude (tamanho) dos telômeros são considerados como um biomarcador chave do envelhecimento, apesar de não ser o único.
Em quanto tempo eles podem se deteriorar e qual seria seu tamanho?
A longitude ou tamanho dos telômeros depende muito entre as espécies.
No caso de nós seres humanos o tamanho se deteriora de 11 quilobases quando nascemos para 4 quilobases na velhice.
Esse tamanho é medido por pares de base, que são os pares de nucleotídeos compostos na cadeia de DNA.
É possível modificar os telômeros?
Em 2009 três americanos pesquisadores receberam o prêmio Nobel de medicina pela pesquisa sobre o envelhecimento dos telômeros e sua relação com o câncer.
Eles descobriram que a enzima telômerase pode proteger nossos cromossomos do envelhecimento.
Assim eles poderiam regenerar os telômeros e proteger a vida deles, durante a divisão celular.
Com essa enzima as nossas células poderiam se manter mais jovens biologicamente.
Mas boa parte das pesquisas realizadas sobre os telômeros não ter a ver com a formula da juventude e sim com o grande potencial de curar muitas doenças.
Por exemplo há pesquisas em que um nova técnica que está sendo desenvolvida em que se consegue bloquear a capacidade do glioblastoma de se regenerar ou reproduzir.
Esse é um dos cânceres cerebrais mais agressivos, essa técnica ataca precisamente os telômeros das células cancerígenas.
Uma das intenções dos pesquisadores é ativar a telômerase de uma forma que consigam curar pessoas que estejam morrendo por doenças causadas por mutações genéticas raras que são associadas a telômeros muitos curtos.
Formula da Juventude?
Manter essas células jovens não tem uma ligação direta o efeito anti-idade em todo o corpo.
O tamanho de um telômero de uma pessoa tem mais ligação com a força biológica da pessoa. Que seu corpo tem mecanismos de defesas melhores.
Ainda estão desenvolvendo estudos para se determinar um padrão e universal para se medir os telômeros.
Ainda há vários fatores que estão sendo observados. Por exemplo uma mulher que já foi mãe tem os telômeros encurtados, mas do que uma mulher que fuma ou é obesa.
Mas em estudos mais complexos, a conclusão é totalmente contrária! A maternidade faz com as mulheres se tornem biologicamente mais jovens.
Como cada pesquisa usa um método diferentes para se determinar o tamanho desses telômeros, os resultados acabam sendo interpretados de forma diferentes.
Quer saber mais novidades sobre o envelhecimento? Acesse nosso post!
Quer entrar em contato? Acesse aqui!
Se deseja realizar uma cotação de seguro é só clicar aqui!