Como funciona um seguro de vida e quais as coberturas?
18 de maio de 2018Contrato de Seguro: Entenda cada uma das cláusulas!
1 de junho de 2018Quantas pessoas dependem de você, da sua força, garra e energia para sobreviver? Sejam seus filhos ou outros entes queridos, com certeza você não está sozinho no mundo! E é justamente por isso que você tem questionado sobre como fazer um seguro de vida, não é mesmo?
Muitas vezes as pessoas não dão valor a vida. Contratam seguros para seu carro e para a sua casa, mas se esquecem do principal, do bem mais precioso e irreparável. Só que você, é claro, não está neste grupo, afinal quer saber como contratar este seguro.
Junto a milhares de pessoas que tem se preocupado, você é um dos três a cada cinco cidadãos que se preocupa com o seguro de vida! E você está certo de ter este zelo, preocupação e cuidado. Mais do que estar amparado em inúmeras circunstâncias, o seguro de vida é um gesto de amor com quem está ao seu redor!
Certo de que contratar um plano desses é o melhor a fazer, quer saber como fazer um seguro de vida? Você está no lugar certo! Neste post você encontrará justamente um passo a passo prático para encontrar sua melhor opção! Continue lendo.
5 passos sobre como fazer um seguro de vida
Você já sabe qual é a importância de ter um seguro de vida. Agora é finalmente chegada a hora de conferir o passo a passo para ter esta segurança com que contar no seu dia a dia. Confira a seguir os 5 passos e dicas simples sobre como fazer um seguro de vida e contrate já:
1. Saiba qual o tipo de cobertura
O primeiro passo a dar sobre como fazer um seguro de vida é entender e encontrar o tipo de cobertura certa para você. Assim como nas coberturas residenciais e nos seguros de automóveis, há várias opções disponíveis. Sua primeira missão é decidir qual delas é a melhor para você, para o seu momento e para a sua necessidade, certo?
Quanto mais completa for a cobertura, melhor. Não contrate de cara aqueles planos que são “baratos demais”. Em caso de necessidade, essas coberturas podem se mostrar bem falhas.
Vale ressaltar aqui que é necessário ficar de olho na hora de contratar para não errar. Muita gente paga pela apólice de acidentes pessoais acreditando ser este um tipo de cobertura de seguro de vida. Isso é um engano! O seguro de vida refere-se ao risco de morte, enquanto o outro apenas a acidentes ou morte prevista na lista do seguro.
2. Encontre uma boa corretora
Existem inúmeras corretoras hoje em dia. A propaganda de cada uma delas assegura ter a opção ideal para você, certo? Como escolher sem errar? A primeira dica é ter atenção e ir além do superficial para decidir.
Que tal pesquisar o histórico da corretora e o que estão falando sobre ela no mercado? Uma rápida pesquisa na internet já servirá para que você tenha uma ideia! Fique atento a idoneidade da corretora. Confira se entre os depoimentos é possível ter segurança de que ela realmente comparece nos momentos de maior necessidade.
Também procure por corretoras que flexibilizam sua cobertura para melhor atender as suas necessidades. Quanto mais personalizado puder ser seu plano, melhor, tanto para você quanto para a sua família.
3. Separe todos os documentos solicitados
Depois de cotar e encontrar o melhor seguro de vida e a melhor seguradora, é hora de separar os documentos exigidos para a confecção do contrato. A lista pode variar conforme a empresa, mas no geral são os documentos pessoais com que todos estão acostumados.
Em alguns casos pode ser necessário apresentar um laudo médico sobre o estado de saúde do pretendente de ter o seguro. Isso é comum uma vez que as seguradoras têm o direito de não conceder o plano àqueles que estiverem, por exemplo, já doentes.
Fique de olho no especificado pela corretora que você pesquisou e gostou. Ela deverá lhe passar a lista de documentação para dar continuidade ao processo de contratação.
4. Leia e releia a apólice e o contrato
Depois de entregar os seus documentos para a corretora, o próximo passo é esperar que ela lhe envie o contrato e a apólice. Antes de simplesmente assinar, entretanto, é imprescindível ler e reler tudo o que consta nos papéis para não contratar “gato por lebre”.
Como a linguagem desses documentos costuma ser mais técnica e profissional, tenha o tempo que tiver necessidade para fazer essa leitura. Se possível, leve até mesmo para que algum advogado avalie se está tudo tal como foi acordado.
Leia as cláusulas e saiba exatamente quais são as situações que estarão cobertas por sua apólice. Tire todas as suas dúvidas junto ao corretor e só assine depois de ter absolutamente tudo claro.
5. Lembre-se de avisar sua família
Por fim, o último passo e dica sobre como fazer um seguro de vida é lembrar-se de avisar seus familiares sobre esta contratação. Infelizmente, no caso de necessidade, ou seja, se algo lhe acontecer, são eles que deverão contatar a corretora para ter acesso a apólice.
Muita gente acaba contratando o seguro de vida, mas não fala para a sua família nem lhe dá as coordenadas do que fazer em caso de necessidade. Com isso, o seguro tende a ficar perdido uma vez que a corretora não entrará em contato com seus entes, certo?
Por isso, sempre lembre seus familiares que caso algo lhe aconteça eles devem recorrer a este seguro. Afinal, uma vez que ao contratar você faz isso para garantir que aqueles que ama fiquem assegurados mesmo em meio a um momento ruim, eles devem usar a apólice!
Viu como é fácil contratar um seguro de vida? Ao seguir os passos e dicas indicados aqui, com certeza você não correrá o risco de errar em sua escolha!
E, apesar de você já saber como fazer um seguro de vida agora, que tal pegar um atalho e conferir direto suas melhores opções? Conheça os seguros de vida disponibilizados pela Yoshie & Maia e não fique mais nenhum dia sem esta proteção!