Realizando o diagnóstico de câncer de pele
23 de julho de 2019O uso abusivo da radiação dos exames de imagem.
26 de julho de 2019Entenda as causas, sintomas e os tratamentos.
O hemangioma nada mais é que um acúmulo anormal de vasos sanguíneos, seja na pele ou em órgão internos, podendo surgir em qualquer parte do corpo.
Os hemangiomas geralmente estão presentes em cerca de 30% dos casos já no nascimento, os demais casos surgem nos primeiros meses de vida.
Os tipos de hemangiomas
Basicamente existem dois tipos de hemangiomas o infantil e o congênito.
O Congênito já está completamente formado ao nascimento e em alguns casos já pode ser detectado durante a ultrassonografias de rotinas da mãe ainda na gestação.
O hemangioma do tipo infantil começa a surgir os sinais ainda nas primeiras semanas de vida e seu crescimento é rápido durante os primeiros meses. Esse crescimento acelerado pode durar até o primeiro ano de vida, após isso ele tende a iniciar um processo de involução espontânea.
Localização
O aparecimento do hemangioma é mais comum nas camadas superiores da pele, que pé chamado de hemangioma capilar.
Outra localização é na parte mais profunda da pele, nesse caso ele é um hemangioma cavernoso. E ainda existem casos que ele pode misturar os dois tipos.
Possíveis causas
Ainda não existe uma causa definida sobre o porquê os hemangiomas surgem. Algumas pesquisas informam que os hemangiomas podem surgir por diversos fatores como mecânico, hormonal, estar relacionado ao meio ambiente e questões de influência genética.
Possíveis fatores de risco
Qualquer pessoa pode desenvolver um hemangioma, mas existem alguns fatores que podem aumentar as chances de desenvolvimento.
Existem um grupo de pessoas que tem mais chance de ter esse acúmulo anormal de vasos, são as mulheres, crianças caucasianas pequenas e bebês prematuros.
Os sintomas do Hemangioma
O principal sintoma do hemangioma é uma mancha de coloração vermelho vivo, de formato plano e que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Mas geralmente ela ocorre mais frequentemente no couro cabeludo, rosto, costas e peito.
A maioria dos casos de hemangiomas tende a desaparecerem até os cinco anos. E em 70% dos casos eles regridem totalmente por volta dos 10 a 12 anos de idade.
A cor da mancha do hemangioma tente a desaparecer, mas em alguns casos pequenas sequelas podem permanecer na pele da pessoa.
Quando busca auxílio médico
É sempre importante que todas as manchas de nascença sejam avaliadas pelo pediatra.
Pois existem alguns tipos de hemangiomas que podem afetar o desenvolvimento da criança. Os hemangiomas nas pálpebras precisam ser tratados já nos primeiros meses de vida da criança, pois podem afetar a visão da criança.
Existem ainda os hemangiomas que afetam a respiração, a alimentação entre outras funções vitais do corpo e necessitam ser tratados o mais rápido possível.
Caso você perceba qualquer tipo de mancha com características de uma hemangioma busque auxílio médico o quanto antes.
Durante a consulta médica
O melhor especialista para avaliar e tratar um hemangioma é o dermatologista. Quando for a uma consulta médica é sempre importante descrever todos os sintomas e responder a perguntas como:
Quando surgiu o hemangioma? Já é uma marca de nascença?
Tem algum tipo de sintoma que o hemangioma pode estar causando? Tipo dor, formigamento ou latência no local?
Você observou possíveis hemangiomas em outras partes do corpo?
Diagnosticando de Hemangioma
Na maioria dos casos o hemangioma é diagnostica através de um exame clinico realizado no próprio consultório médico.
Alguns exames adicionais podem ser solicitados para averiguarem melhor a extensão do hemangioma e se ele pode estar comprometendo outras funções do local afetado.
Geralmente esses exames complementares solicitados são exames de imagem como um ultrassom.
Possíveis tratamentos para o Hemangioma
Os hemangiomas devem ser tratados o mais precocemente possível, o tratamento deve ser realizado com o hemangioma ainda pequeno. Quanto maior o hemangioma fica, mais riscos de sequelas podem surgir.
Existem casos que os hemangiomas podem interferir em funções vitais como respiração ou visão, nesses casos o tratamento deve ser realizado de forma urgente.
Em alguns casos existe uma medicação que pode ajudar a evitar o crescimento desse hemangioma. O médico sempre irá recomendar o tratamento mais especifico para seu caso.
Como tratamento complementar ainda pode ser usado o laser transdérmico, esse tratamento é mais utilizado em adultos.
Cada tratamento deve ser especifico para cada tipo de hemangioma e deve ser sempre orientado por um médico especialista.
Possíveis complicações
Existem casos que o hemangioma pode romper e se desenvolver uma ferida no local. Essa ferida pode causar dor, sangramento e ser de difícil cicatrização.
Na maioria dos casos os hemangiomas tendem a desparecer sozinhos em poucos casos são necessários uma intervenção médica.
E não existe nenhum tipo de prevenção para evitar o surgimento dos hemangiomas.
Confira mais post aqui no blog!
Se ficou com alguma dúvida e deseja entrar em contato é só clicar aqui!
Agora se deseja realizar uma cotação em planos de saúde é só chamar aqui!