Cuidado com a alta temperaturas
16 de setembro de 2019O que são os Transtornos Alimentares
18 de setembro de 2019Isso mesmo pinhão, ele é uma das sementes mais típicas do Brasil, no Sul do país ele é tradição entre as famílias.
A época mais consumida para essa semente é no meio do ano, mas ela pode ser encontrada quase durante o ano inteiro.
Apesar de não ter um consumo comum no restante do Brasil o pinhão traz muitos benefícios. Ele fornece energia em forma de carboidrato, minerais, fibras e os desconhecidos compostos fenólicos que são os defensores das nossas células.
E o melhor é que esse é um alimento que pode ser consumido em muitas variações e em receitas doces ou salgadas.
A forma mais comum de se consumir o pinhão lá no sul do Brasil é cozida e na famosa sapeca, que é a forma torrada em meio as brasas.
O pinhão tem é colhido através de cachos que se formam na árvore de Araucária. Essa espécie de árvore é comum nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mais no estado de São Paulo e Minas Gerais é possível encontrar algumas regiões que tem concentração dessas árvores.
Essa espécie dessa árvore é considerada um fóssil vivo, porque ela resistiu a milhões de anos, inclusive a época da era glacial. Ela só não resistiu a ação do homem e quase foi extinta, restando apenas 2% de todas as árvores da espécie.
Os muito benefícios do pinhão
Muitas pessoas se preocupam em consumir o pinhão por ser calórico, mas o pinhão tem menos calorias que as nozes, amêndoas e as castanhas.
O carboidrato oferecido pelo pinhão não se acumula em nosso organismo apenas na forma de energia. O pinhão tem uma forma de carboidrato chamado de amido resistente. É um tipo de carboidrato especial que retarda a digestão ou seja mantem mais tempo a sensação de saciedade.
Quando cozido na água ele absorve o líquido e se torna uma espécie de gel, que o deixa macio e aumenta a saciedade de quem o consome.
O carboidrato comum quando é ingerido leva em média 20 minutos para sua absorção total pelo organismo. Já o carboidrato do pinhão pode levar uma média de 2 horas.
E parte dessa digestão ocasiona uma fermentação no intestino, que equilibra a composição microbiota que ajuda a evitar a constipação.
Ele ainda possui um mix de fibras solúveis e insolúveis que melhora o sistema digestivo. O pinhão ainda ajuda no controle da glicemia melhorando a qualidade de vida dos portadores dessa doença.
Uma semente rica em nutrientes
O pinhão possui um tipo especial de proteína que possui um alto valor biológico que é dificilmente encontrado em outras fontes vegetais.
A semente também possui uma pequena quantidade de gordura, mas a maioria dessa gordura é do tipo bom, um exemplo dessa gordura é a tipo ômega 9.
Ele ainda possui uma boa quantidade de sais minerais como o ferro, cálcio, ferro, entre outros.
A casca um dos maiores empecilhos pela difícil extração para consumir o alimento, atualmente está sendo transformada em um tipo de farinha devido aos seus muitos benefícios.
Quando o pinhão é cozido ele perde um pouco da cor branca e ganha tons de marrons. Isso acontece porque ele absorve compostos fenólicos da casca durante a cocção.
O pinhão ainda tem ação antioxidante umas das substâncias responsáveis por blindar nossas células, artérias e o DNA contra os possíveis danos dos radicais livres.
Quer aproveitar ainda mais todos esses benefícios? Utilize a água do cozimento para fazer um caldo ou ainda para cozinhas o arroz.
Confira mais post aqui no blog!
Se ficou com alguma dúvida e deseja entrar em contato é só clicar aqui!
Agora se deseja realizar uma cotação em planos de saúde é só chamar aqui!