Entenda as fases da queda natural do cabelo.
6 de junho de 2019Quais são os sintomas do sarampo em bebês?
11 de junho de 2019Essa semana o Ministério da Saúde confirmou cerca de 123 casos de sarampo em todo Brasil no ano de 2019.
Nessa sexta feira dia 7 de junho de 2019, outros 31 novos casos foram confirmados nos estados de São Paulo, Pará e Rio de Janeiro.
O estado de São Paulo é um dos mais afetados com 21 novos casos de sarampo. Além disso existem ainda 348 casos que estão sendo investigados, aguardando a confirmação da suspeita de sarampo.
No Rio de Janeiro dos 36 casos de sarampo notificados apenas 7 foram confirmados. A cidade de Paraty é a cidade que enfrenta um surto no Rio de Janeiro e a maior incidência é em crianças de até 1 ano.
Já no estado do Pará, tiveram 132 casos suspeitos, dos quais 53 foram confirmados, já a faixa etária atingida é de 15 a 19 anos de idade.
Dentro dos casos que foram confirmados, alguns pacientes foram contaminados fora do Brasil, vindo desenvolver a doença aqui. A maioria das pessoas infectadas então entre 20 a 29 anos, elas representam 41,2% dos casos.
Mas o que é o Sarampo?
Trata-se de uma doença contagiosa, seus sintomas iniciam com febre e manchas em todo o corpo, o tratamento é realizado apenas para aliviar os sintomas.
O sarampo é causado por um vírus conhecido como Morbillivirus e dentre as crianças de países subdesenvolvidos é uma das principais causas de morte.
A vacina contra o sarampo é recebida por todas as crianças ainda na primeira infância. Por essa ação em 2016 o Brasil recebeu um certificado de eliminação da circulação do sarampo pela Organização Pan-Americana da Saúde.
Mais infelizmente em 2018 já sofremos dois surtos de sarampo. Um localizado no estado de Roraima ou no estado do Amazonas.
Cuidado com os bebês
Os bebês também correm o risco de contrair o sarampo. Na infância o sarampo costuma parecer em bebês com idade de seis meses a 2 anos.
A vacina utilizada para a prevenção do sarampo é a tríplice viral, aplicada em bebês com 1 ano e reforçada com tetraviral. A vacina tetraviral protege além do sarampo, contra a rubéola, caxumba, varicela e catapora.
Causas e tipos de Sarampo
O sarampo não se divide em tipos, mas sim em fases de desenvolvimento e possíveis complicações da doença.
Não uma causa exclusiva para que uma pessoa seja infectada pelo vírus. O vírus acaba contaminado pessoas que não foram imunizadas, por isso a importância de tomar a vacina ainda na infância.
Como o sarampo é transmitido?
O sarampo é uma doença transmitida através do contato com as secreções contaminadas. Por isso é muito importante que uma pessoa contaminada não tenha nenhum contato direto com outra pessoa. Evite tossir, respirar ou falar sem a devida proteção. Ambiente fechados com outras pessoas não contaminada, também deve ser evitado.
Por isso é muito importante conhecer os sintomas do sarampo e percebendo os primeiros sinais busque atendimento médico.
Quais são os sintomas?
Os sintomas podem surgir aproximadamente após 7 ou 18 dias da exposição do vírus, esse é o período de incubação do vírus.
Os sintomas que podem surgir após esse período de incubação do vírus. Esses sintomas são: Febre, coriza, tosse persistente, conjuntivite e fotofobia.
Depois de 2 a 4 dias dos sintomas iniciais, esses sintomas podem se agravar e ainda surgirem novos sintomas.
Como manchas vermelhas surgindo inicialmente atrás da orelha, que podem ou não coçar.
Essas manchas vermelhas começam a descer para os pés e podem durar uma média de três dias. O paciente também pode sentir uma prostração.
Complicações como pneumonia, infecção de ouvido, diarreia, convulsões e lesões no ouvido podem ocorrer em alguns pacientes.
Após esse período inicial da doença, quando ela começa a redimir no organismo ela ainda pode apresentar outros sintomas.
A febre começa a diminuir, as manchas ficam escuras e há uma descamação fina na pele, bem parecida com uma farinha.
Continua amanhã…
Confira mais post aqui no blog!
Se ficou com alguma dúvida e deseja entrar em contato é só clicar aqui!
Agora se deseja realizar uma cotação em planos de saúde é só chamar aqui!