Cuidado com as doenças que o alagamento pode causar
13 de fevereiro de 2020As chuvas se foi, mas a dengue chegou, fique atento!
18 de fevereiro de 2020Você sabia que o seguro residencial pode proteger sua casa e bens em um alagamento?
Essa semana começou bem difícil para muitos moradores das grandes cidades com os alagamentos que ocorram, você está protegido por um seguro residencial? Isso mesmo, você não sabia que sua casa poderia estar segura em caso de um alagamento ou enchente?
Muitas pessoas acabam perdendo todos os itens como móveis, roupas e alimentos quando a enchente invade sua casa. E muitas acabam se desesperando diante do ocorrido, pelo prejuízo que tiveram.
Mas você sabe a diferença entre alagamento, enchente e inundação?
Apesar de serem palavras usadas muitas vezes para o mesmo caso, elas têm significados diferentes. A enchente ocorre quando há um aumento no nível da água, causada pela elevação da água causada pela chuva, mas não há o transbordamento.
Já o alagamento ocorre quando há um acúmulo de água em um determinado local por falta de um sistema de drenagem.
E a inundação é quando um canal de drenagem de água transborda e inunda o local ao redor.
Como se proteger sua casa?
Algumas dicas podem ajudar a proteger sua casa para evitar que a água se acumule ao redor dela, mantenha sempre as telhas e calhas limpas.
Evite jogar e deixar lixo acumulado em calçadas, esses lixos podem impedir e entupir os locais de vasão de água.
Construa canaletas de escoamento ao redor da sua casa, assim evita-se que a água fique acumulada. Se cadastre para receber alertas da defesa civil de chuvas e desastres assim caso receber um alerta para sua região já pode se preparar.
O seguro residencial cobre alagamento?
Sim, mas você precisa verificar no momento da contratação. Precisa solicitar essa cobertura para sua seguradora. Pois, nem sempre essa clausula pode estar incluída, por isso fique sempre atento no momento da contratação.
Não é comum a cobertura residencial por alagamento ou inundação, mas sim devido a chuvas, vendaval, granizo, etc.
O que acontece é que o seguro é a proteção contra incidentes que não se podem prever. Uma chuva anormal é um item que não se pode prever, já o alagamento é uma coisa “comum” de acontecer em alguns locais.
Por isso se você deseja esse tipo de proteção para sua residência precisa solicitar para seu corretor no momento da contratação.
O seguro residencial ao contrário do que muitas pessoas pensam ele não é tão caro assim, ele raramente chega a custar 1% do valor da residência. E o bom desse tipo de seguro é que as seguradoras oferecem muitos serviços de manutenção diárias que podem ser muito útil no dia a dia.
E que meio que só o uso desses serviços, compensam a contratação do seguro, serviços corriqueiros como eletricista, chaveiro, encanador, desentupidor e até serviços de reparo na linha branca.
Por isso vale sempre levar em consideração que os gastos com esses serviços oferecidos pelas seguradoras já pagam o valor mensal do seguro.
O seguro também é totalmente personalizado para as necessidades da sua residência, sempre converse com seu corretor antes da contratação.
Os grupos de coberturas
Basicamente quando falamos em seguros residenciais existem dois grupos, coberturas básicas e adicionais.
As coberturas básicas são um pacote único oferecido a todos os clientes, com o mesmo tipo de cobertura para todos. Nesse caso, por exemplo a cobertura contra, inundação e alagamento não estão inclusas.
Já as coberturas adicionais são contratadas de formas extras para que o contratante tenha mais proteção para sua residência. Que no caso você deve solicitar a cobertura no caso de alagamento e inundações.
Então é super importante que no momento da sua contratação que você esteja atento e tenha uma boa conversa com o seu corretor.
Que tal falar com a gente e tirar todas as dúvidas a respeito da contratação do seu seguro residencial? É só clicar aqui!
Se desejar consultar outras formas de seguro é só chamar aqui!
Confira mais post aqui no blog!