Assistência residencial: Tire todas as suas dúvidas sobre esse serviço
22 de dezembro de 2020Planejamento financeiro e a expectativa de vida, qual é a relação entre ambos?
28 de dezembro de 2020O Governo do estado de São Paulo, decidiu que o estado de São Paulo volta na fase vermelha nos feriados de final de ano. Aliás, essa medida foi tomada para tentar conter um surto ainda maior da Covid-19.
Entretanto, no dia 22 de dezembro todas as regiões do estado voltaram para a fase amarela. Alias, nessa fase é limitada várias atividades do comércio e algumas têm o horário de funcionamento reduzido.
Porém, durante os dias 25, 26 e 27 de dezembro, além de 1, 2 e 3 de janeiro a regra que valerá é as da fase vermelha que são mais restritivas. Durante esse período, somente comércios essenciais poderão funcionar. Ou seja, farmácias, supermercados e padarias. Os demais comércios deveram permanecer fechados, nessa fase a fiscalização também acaba sendo maior.
Os números nos leitos hospitalares no estado de São Paulo
As medidas se tornaram necessárias já que em muitas cidades a ocupação dos leitos destinados a pacientes com Covid-19 já chegaram a 100%. Inclusive, já existe fila de espera em muitos hospitais.
A situação tem se tornado critica em algumas cidades do interior. E a capital a taxa de ocupação de leitos já está em torno de 67%.
Ano novo sem praia, devido ao decreto da fase vermelha em todo o estado
Outra medida a ser tomada, é a barreira sanitária nas cidades litorâneas. Como muitas pessoas tem o costume de passar o ano novo na praia. Para passar pela barreira sanitária terão as seguintes exigências:
- Medição de temperatura;
- Testes negativos para Covid-19;
- Comprovante de residência.
Algumas cidades litorâneas como Santos, estarão barrando ônibus e van com turistas para o ano novo. Todos serão orientados a voltar a suas cidades de origem. Não é uma regra, mas o Governo do estado recomendou o fechamento das praias. Então, ficará a critério de cada município se permitirá ou não o acesso às praias.
Ampliação de leitos para tratamento do Covid-19
Em todo o estado, estão sendo adotadas medidas para o aumento dos leitos nas UTis para receber os pacientes com Covid-19. O problema está na dificuldade de encontrar profissionais para que esses leitos possam entrar em operação.
Assim, se o estado não encontrar profissionais especializados para esse tratamento, o sistema de saúde poderá entrar em colapso em pouco tempo se a contaminação não reduzir.
Somente na última semana houve um aumento de 54% nos casos de Covid-19 e 34% nos óbitos causados pela doença. Se o Governo do Estado não tomar medidas rígidas, para pressionar as pessoas para evitar aglomerações.
Em janeiro o surto pode ser tão grande, que a saúde do estado entrará em colapso.
O que abre e o que chega na fase vermelha da quarentena
Então, segue a lista dos comércios que poderão funcionar nos dias 25,26 e 27 de dezembro. Assim como nos dias 1,2 e 3 de janeiro.
Mercados, farmácias, padarias, postos de combustíveis, meios de transporte coletivos, lavanderias, pousadas e hotéis.
Comércios que NÃO poderão abrir nos dias de restrição da fase vermelha:
Lojas em geral, shoppings, concessionárias, bares, restaurantes e lanchonetes podem atender via delivery. Escritórios, academias, salão de beleza, teatros, cinemas e outros estabelecimentos culturais.
Aliás, nos outros dias o estado volta para a fase amarela. Assim, todos os comércios podem abrir, mas restaurantes somente até as 22h e bares devem fechar às 20h.
Sendo assim, a próxima reclassificação do estado está marcada para o dia 7 de janeiro, e a mudança de fase dependerá das ocupações de leitos e do aumento dos casos em todo o estado.
Até o momento, foram contabilizadas cerca de 45,3 mil mortes causadas pela doença e mais de 1,39 milhões de casos em todos o estado! Por isso, esse ainda não é o momento para se descuidar.
O distanciamento social ainda deve ser prioridade. Aliado ao uso de máscara e da higienização constante das mãos. A Covid-19 ainda não acabou, a ameaça continua e a única forma de parar a doença é que cada um faça sua parte!