Já ouviu falar em Síndrome do Comer Noturno?
8 de outubro de 2019Câncer de mama prevenção e autoexame
10 de outubro de 2019O mês de outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, também conhecido como Outubro Rosa. Então vamos falar mais sobre a história desse movimento e sobre como se prevenir e tratar o câncer de mama.
Como surgiu o Outubro Rosa?
O movimento Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo e tem como símbolo o laço rosa. O laço é o símbolo mundial na luta contra o câncer de mama, o movimento tem o apoio tanto da população, como entidades e empresas.
O Outubro Rosa teve seu início nos Estados Unidos, onde existiam várias ações isoladas, em estados diferentes durante o mês de outubro para prevenção do câncer de mama. Após a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês oficial da conscientização sobre o câncer de mama.
A primeira ação de mobilização
No século 20 a Fundação Susan G. Komen for the Cure lançou o laço cor de rosa como símbolo da campanha. Ele foi distribuído durante a primeira Corrida pela Cura, que foi realizada na cidade de Nova York em 1990, essa corrida ainda é realizada anualmente.
No ano de 1997 novas entidades começaram a comemorar e a divulgar mais efetivamente, essas entidades foram a Yuba e a Lodi também nos Estados Unidos.
Com essas ações o mês de outubro se tornou efetivamente o Outubro Rosa. Durante esse mês as ações estão voltadas para conscientização e prevenção para realização do diagnóstico precoce.
As primeiras ações envolviam a distribuições dos laços rosas nos lugares públicos para a população. Logo depois outras ações como desfiles de moda beneficentes e corridas, entre outros eventos foram surgindo.
Outras ações com o passar do tempo começaram a surgir entre elas a iluminação de monumentos públicos. Não se tem uma data exata quando esse movimento iniciou, o importante é que cada ação, expande mais ainda esse movimento.
A primeira iniciativa no Brasil
No Brasil uma das primeiras iniciativas em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, que é mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera. Esse monumento foi iluminado no dia 2 de outubro de 2002. Essa ação marcava a comemoração dos 70 anos do Encerramento da Revolução.
Isso aconteceu graças a um grupo de mulheres que simpatizavam e apoiam a causa da luta contra o câncer de mama, elas tiveram o apoio de uma grande empresa de cosméticos europeia.
Já em maio de 2008 o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama com sede em Santos- SP, Iluminou de rosa a Fortaleza da Barra. Essa ação foi realizada em homenagem ao Dia das Mães e em comemoração ao Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama. Essa data é comemorada em todo o estado de SP, no 3º domingo de maio.
Mas um dos principais objetivos dessa ação é de alertar as mulheres para a causa do câncer de mama. E incentivas as mulheres de toda a região a participarem do mutirão de mamografias que é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo.
No estado de São Paulo anualmente são realizados dois grandes mutirões de mamografias um no mês de maio, outro no mês de novembro.
Depois com o passar do tempo outras diversas entidades começaram a iluminar monumentos e prédios em diversas cidades brasileiras.
Atualmente
Hoje no Brasil e no mundo entidades públicas e privadas se unem para realização de múltiplas campanhas de conscientização e prevenção.
Toda essa campanha é para conscientizar as mulheres a se tocarem. Pois através do autoexame a mulher pode identificar o surgimento do câncer do mama ainda em fase inicial.
O que aumenta e muito as chances de cura e de um tratamento mais leve da doença.
Por isso é tão importante aderir a essa campanha e realizar ações de prevenção e conscientização.
Confira mais post aqui no blog!
Se ficou com alguma dúvida e deseja entrar em contato é só clicar aqui!
Agora se deseja realizar uma cotação em planos de saúde é só chamar aqui!