Você já comeu pinhão?
17 de setembro de 2019Saiba mais sobre a anorexia
19 de setembro de 2019Hoje em dia cada dia mais estamos ouvindo falar em transtornos alimentares, mas você sabe quais são e porque esses transtornos acontecem?
A principal característica são as alterações na maneira de se alimentar do indivíduo.
As alterações podem surgir geralmente por uma preocupação excessiva com a aparência do corpo ou pela preocupação com o ganho de peso.
Algumas pessoas que tem essas alterações passam muito tempo sem se alimentar ou utiliza com frequência de laxantes para evitar a absorção do alimento que ingeriu.
Muitas dessas pessoas evitam o convívio social e raramente saem para comer em locais públicos, pois assim elas não conseguem se “livrar” do alimento após a ingestão.
Com o tempo esses transtornos alimentares começam a trazer graves consequências ao organismo do portador.
Problemas nos rins começam a surgir, problemas cardíacos e em alguns casos até a morte. A maioria dos portadores dessas doenças são mulheres e o problema geralmente surge na adolescência. Esses transtornos alimentares costumam ter ligação com problemas emocionais, como a ansiedade, a depressão e com o uso de drogas.
A história de problemas de alimentação
Os transtornos alimentares foram identificados entre o século XVII e XIX, nesse tempo a Anorexia Nervosa era conhecida como Anorexia Histérica, Apepsia Histérica e Compunção Nervosa, com diferentes descrições científicas.
Nessa época a Anorexia Nervosa era considerada uma doença exclusiva do sexo feminino.
Já em 1939 houve uma diferenciação entre as doenças a Caquexia Hipofisária que é uma doença orgânica, na qual as puérperas (Puérperas é o período pós-parto das mulheres), sofriam de uma severa perca de peso e algumas acabavam falecendo e a Anorexia Nervosa.
Os transtornos alimentares são mais comuns em mulheres devido aos padrões de beleza que cada vez mais são exigidos pela sociedade.
Assim as mulheres precisam ser magras para se ter um padrão aceitável pela sociedade, e muitas mulheres acabam fazendo de tudo para se manter nesse padrão. E algumas mulheres acabam se enxergando de uma maneira distorcida em relação ao seu corpo, se vendo muito mais gorda do que realmente é.
Muitas mulheres acabam chegando em uma magreza extrema que acaba afetando sua saúde de uma maneira muito perigosa.
Possíveis causas
Entre os fatores que podem contribuir para esse tipo de transtorno, o social é o mais comum, mas existem outros como fatores biológicos, psicológicos e familiares.
Os fatores biológicos que podem levar a pessoas a desenvolver os transtornos alimentares estão ligados ao um neurotransmissor que é chamado de serotonina.
A serotonina pode afetar o apetite, assim como o humor e os controles de impulsos da pessoa.
Como há alterações nos níveis de serotonina no cérebro, o sistema nervoso pode alterar as informações enviadas em relação a sensação de fome e de saciedade.
A maioria das pessoas sentem uma sensação de saciedade após de alimentarem, já as pessoas com esses transtornos sentem essa mesma sensação quando não se alimentam. Ou sejam elas ficam mais felizes e bem-humoradas quando não comem.
Atualmente existem 7 principais tipos de distúrbios alimentares, eles são:
A anorexia, Bulimia, Compulsão Alimentar, Ortorexia, Vigorexia, Síndrome de Gourmet e Transtorno Alimentar Noturno.
Nos próximos posts vamos falar sobre cada um deles separadamente, então fique ligado.
Confira mais post aqui no blog!
Se ficou com alguma dúvida e deseja entrar em contato é só clicar aqui!
Agora se deseja realizar uma cotação em planos de saúde é só chamar aqui!