Compulsão alimentar, transtornos alimentares entenda como prevenir
30 de setembro de 2019O Tratamento para Ortorexia
1 de outubro de 2019Manter uma alimentação saudável é um habito que dever ser mantido por todas as pessoas, mas existem algumas pessoas que acabam tornando esse hábito uma obsessão.
Pessoas com esse tipo de transtorno alimentar acabam tendo sua vida e sua saúde comprometida de uma forma geral.
Nos dias atuais ter um hábito alimentar saudável é muito valorizado. Manter uma alimentação rica em vegetais, evitar ao máximo produtos industrializados, gordurosos e ricos e açucares.
Faz de fato muito bem para a saúde, e para algumas pessoas essa prática é bem prazerosa, mas para outras isso acaba se tornando uma obsessão extrema.
Mas o que é a Ortorexia?
Conhecida também por Ortorexia nervosa é um terno que usamos para definir a obsessão por alimentação saudável. Em 1996 o médico Steve Bratman começou a descrever alguns relatos sobre essas pessoas que iniciaram um comportamento extremamente radical em relação a sua dieta.
Que deveria ser apenas de alimentos totalmente saudáveis e naturais. É um transtorno alimentar tão grave, assim como a anorexia ou a bulimia, na opinião do médico.
Diferente dos outros transtornos alimentares que tem muito relacionamento com a imagem e como a pessoa se vê, a Ortorexia tem a ver com a qualidade e a confiança dos alimentos ingeridos.
Essa doença ainda é nova e vem sendo muito discuta no meio cientifico, mas para o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtorno Mentais, que é um guia para que os psiquiatras confirmarem seus diagnósticos essa doença ainda não foi reconhecida.
Pessoas com ortorexia evitam uma lista enorme de alimentos, entre eles com açúcar, sal, corantes, gorduras trans, conservantes, laticínios, glúten, transgênicos, com agrotóxicos ou pesticidas.
Mas a preocupação não é apenas com o alimento em si, também evolve a questão da preparação que deve ser o mais saudável possível. Os alimentos crus não podem ter um aquecimento maior que 44º, pois acima disso as enzimas dos alimentos seriam destruídas.
Muitas pessoas que seguem essa dieta acabam excluído alimentos como a carne, entre outros alimentos de origem animal.
Quais são as consequências da Ortorexia?
As pessoas com esse distúrbio acabam sacrificando uma boa parte do seu tempo disponível para manter sua dieta. Eles realizam um planejamento rígido em cima da preparação de cada refeição. Raramente eles realizam uma refeição fora de casa, geralmente eles levam um tipo de kit de sobrevivência para poder se alimentar.
Por isso de uma maneira geral essas pessoas não tem uma boa relação entre a refeição e convívio social. Geralmente não realizam refeições em lugares público, então raramente saem como outras pessoas para comer.
A maioria das pessoas que realiza esse tipo de dieta, tem como objetivo ter e manter uma saúde excelente. Mas o que acaba acontecendo é exatamente ao contrário, a pessoa começa a ter falta de nutrientes e complicações médicas graves.
Isso ocorre porque na maioria dos casos a dieta dessas pessoas são extremamente restritivas.
Essas deficiências nutritivas acabam causando queda de cabelo, perca de peso, unhas fracas, maus funcionamento do sistema digestivo entre algumas outras.
E muitos desses pacientes acabam recusando o tratamento, porque acham que as substancias químicas dos medicamentos vão “infectar “o corpo deles.
Continua…
Confira mais post aqui no blog!
Se ficou com alguma dúvida e deseja entrar em contato é só clicar aqui!
Agora se deseja realizar uma cotação em planos de saúde é só chamar aqui!