Confira a primeira parte desse post aqui.
O Governo Brasileiro através de várias medidas trabalha diariamente no monitoramento do Coronavírus nCoV-2019. Além da criação do Grupo de Trabalho Interministerial de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional. Ele emite boletins informativos diariamente, com a intensão de manter a população informada sobre a propagação do vírus por aqui. As informações podem ser encontradas na plataforma IVIS.
Mas até o momento nenhum caso do Coronavírus nCoV-2019 foi confirmado em território brasileiro. Todos os casos suspeitos e monitorados foram descartados pelo Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde também realizou a instalação do Centro de Operações de Emergência (COE) – coronavírus. O Centro tem como objetivo preparar os profissionais de saúde da rede pública de saúde para detectar e tratar possíveis casos da doença, caso aconteça no Brasil.
O Centro tem toda estrutura necessária para analisar todas as informações e dados e tomar a melhor decisão na definição de estratégias e ações adequadas em casos de emergências na saúde pública.
Quais são as formas de transmissão do Coronavírus nCoV-2019?
As pesquisas sobre o Coronavírus ainda estão descobrindo mais sobre o vírus, o que se sabe é que a transmissão está ocorrendo através do contato direto. E a transmissão de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma contínua, mas ainda não se sabe qual é o poder de transmissão do vírus. Acredita-se que a transmissão acontece através do ar ou por contato de secreções.
Essas secreções são gotículas de saliva, tosse, espirro, catarro, contato com objetos ou superfícies contaminadas. Assim como o contato pessoal, com toque, apertos de mão, seguido de contato com os olhos, nariz e boca.
O vírus do Coronavírus se espalha de maneira mais intensa que o vírus da gripe, por exemplo, por isso ele tem um risco maior de causar uma pandemia.
Os primeiros sintomas podem levar até duas semanas para manifestação, já que esse é o período de incubação do vírus.
Como o diagnóstico do Coronavírus nCoV-2019 é realizado?
O diagnóstico do Coronavírus é realizado através da coleta de amostras de matérias e secreções respiratórias. Para uma análise correta necessita da coleta de duas amostras suspeitas do vírus. Essas amostras são enviadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Sendo uma enviada para o Centro Nacional de Influenza (NIC) e a outra amostra é enviada para análise de metagenômica.
A doença é confirmada através de um exame de biologia molecular que detecte o RNA viral. Para que o exame seja realizado com 100% de certeza, as amostras precisam ser coletadas e aspiradas de nasofaringe (ANF) ou swabs combinado (nasal/oral). Também são coletadas as amostras de secreções da parte respiratória inferior.
Os casos mais graves devem ser encaminhados para um Hospital de Referência para que haja o isolamento e tratamentos adequados. Casos leves podem ser acompanhados pela APS Atenção Primária em Saúde e com soluções de precaução domiciliar.
Amanhã falaremos mais sobre o vírus.
Não perca tempo e adquira hoje mesmo seu seguro com um dos nossos consultores acessando aqui!
Confira mais post aqui no blog!
Para entrar em contato é só preencher o formulário aqui que entraremos em contato.