Como são os tratamentos para o Câncer de Mama
16 de outubro de 2019Câncer de Mama Masculino Existe sim!
18 de outubro de 2019Confira a primeira parte desse post aqui.
Confira a segunda parte desse post aqui.
Confira a terceira parte desse post aqui.
Confira a quarta parte desse post aqui.
Confira a quinta parte desse post aqui.
Depois de passar por uma doença como o câncer e ter a mama deformada. É muito importante para mulher que ela tenha a mama reconstruída.
Com a reconstrução da mama a mulher recupera sua autoestima, sua feminilidade e sua sexualidade.
A mastectomia não tira apenas o câncer da mulher, ela distorce sua autoimagem e com isso sentimentos de depressão e baixa estima começam a surgir.
A maioria das mulheres que passam por uma mastectomia são candidatas a realizar uma reconstrução da mama. As mulheres que realizam a quadrantectomia, na maioria dos casos não precisam realizar nenhum tipo de cirurgia e reparação.
A reconstrução da mama poder ser realizada utilizando tecidos retirado de outra parte do corpo ou de implantes mamários. A cirurgia pode ser realizada no mesmo dia da mastectomia, a indicação dependerá do médico.
Para a mulher que tem a indicação e que pode realizar a cirurgia, a melhor indicação para se ter os melhores resultados é que a cirurgia seja feita de imediato. Isso porque a mama não apresenta rigidez nos tecidos e nem cicatrizes tardias.
Quando a paciente não pode realizar a cirurgia no momento da extração do câncer, ela pode utilizar uma prótese mamaria externa ou uma mama artificial.
A Radioterapia
A Radioterapia é um tratamento que utiliza a radiação ionizante para destruir ou impedir que as células do câncer se espalhem ou aumentem.
Ela ainda pode ajuda no controle do sangramento e para reduzir possíveis tumores que estejam causando dor ou ainda comprimido outros órgãos.
O que acaba tornando a radioterapia um tratamento não tão benéfico é que ela acaba atingindo as células sadias também. Mas como as células sadias tem uma boa capacidade de regeneração, logo após o final do tratamento elas já se recuperam.
Para ajudar no controle e na redução dos efeitos colaterais causados pela radiação, uma equipe multidisciplinar acompanhará o paciente durante o tratamento.
A Radioterapia com feixe externo
E a radioterapia que é realizada através de uma máquina fora do corpo, que emite feixes externo, sendo a mais comum de ser realizada.
A Radioterapia Intraoperatória
Esse tipo de radioterapia é administrado através de uma sonda ainda no centro cirúrgico no momento da cirurgia.
Esse tipo de radioterapia é mais comum de ser realizada após uma cirurgia de quadrantectomia, ela é realizada para reduzir o risco de reincidência da doença. Com ambas as técnicas aplicadas as taxas de recidiva são inferiores a 5% nos 10 anos seguintes ao tratamento.
Quando o câncer de mama reincide
Quando o câncer volta após o tratamento e a doença está em estágio inicial é chamado de câncer recidivado.
Se ele surge no mesmo local é o recidiva local, se reaparecer nos linfonodos sob os braços, tórax ou na parede torácica é chamado de recidiva regional. Em partes diferentes do corpo como outros órgãos é chamado de recidiva a distância ou de metástases a distância.
O tratamento dependerá dos tratamentos realizado anteriormente, o tempo do primeiro diagnóstico, o local onde o câncer ressurgiu e as novas características.
Caso a mulher tenha realizado uma cirurgia parcial da mama e o câncer tenha ressurgido, o ideal é que seja realizado uma nova remoção só que por completo. Para que se tenha a garantia que o câncer será removido de forma completa.
O Câncer de mama com metástase
O câncer metastático é quando ele possuiu metástase que são focos de câncer que se espalham para outras partes do corpo.
O principal objetivo para o tratamento de pacientes que tem esse tipo de câncer é aliviar os sintomas e manter uma boa qualidade de vida.
E assim nós encerramos essa semana com um post bem completo sobre o processo de tratamento do câncer de mama.
Confira mais post aqui no blog!
Se ficou com alguma dúvida e deseja entrar em contato é só clicar aqui!
Agora se deseja realizar uma cotação em planos de saúde é só chamar aqui!