Outubro Rosa Conscientização do Câncer de Mama
9 de outubro de 2019Os principais sintomas e sinas do câncer de mama.
11 de outubro de 2019Esse mês são realizados no mundo inteiro campanhas de conscientização sobre o câncer de mama. Por isso nos próximos post vamos realizar um panorama completo sobre a doença.
Desde prevenção, primeiros sinais, tratamento e pós tratamento. É muito importante que esse post seja compartilhado para que todas as mulheres entendam mais sobre essa doença.
Os primeiros sinais
É sempre importante que a mulher fique atenta a possíveis alterações que surja seja na axila ou na mama.
Um pequeno caroço no seio ou na axila deve ser examinado, possíveis alterações na pele do seio, uma vermelhidão ou descamação no mamilo.
Em exames de rotina possíveis microcalcificações podem aparecer nos exames de rotinas, assim como secreção no mamilo ou dor, são pequenos sinais de alerta que não podem ser ignorados.
Durante a realização do autoexame ou em exames de rotina caso seja observado qualquer desses sintomas procure um médico com urgência para investigação.
Uma série de exames podem ser solicitados para que todas as possibilidades de câncer sejam checas de descartadas.
Como cada mulher é única o médico deverá levar vários fatores em consideração no momento de realizar um diagnóstico.
Fatores como idade, sinais, sintomas, condições clinicas e resultados anteriores de exames para decidir o que é melhor para cada paciente.
Mas o que é o câncer de mama?
O câncer de mama surge porque as células dessa região começam a ter um crescimento descontrolado. Elas começam a ter características a normais, que são causadas por uma ou mais mutações localizadas no seu material genético.
Essas mutações que ocorrem no material genético, podem ocorrer em uma ou mais células. Com essas mutações as células podem se dividir de maneira descontrolada, assim como ter a capacidade de evitar morte celular. Além de invadir outros tecidos próximos, essas células tumorais são responsáveis pela origem do câncer de mama.
As células mais comuns que ocorram essas mutações sãs as células lobos, os ductos ou células produtoras de leite, que é por aonde o leite é drenado.
O câncer de mama é uma doença mais comum nas mulheres, mas alguns homens podem desenvolver a doença. Quando descoberto no início o câncer de mama tem altas chances de cura. Se no momento do diagnóstico o câncer tiver menos que 1 centímetro que é considerado o estágio inicial, as chances de cura são de 95%.
Os Fatores de risco
Existem alguns fatores que podem aumentar as chances das mulheres desenvolverem a doença, mais isso não significa que você terá a doença.
Alterações genéticas que podem estar relacionadas a histórico familiar, se caso a mulher já tenha outros casos na família.
A idade é um fator de risco, mulheres com mais de 50 anos tem mais possibilidades de desenvolver o câncer de mama.
Existem outros fatores de risco que podem ser evitados para se manter longe dessa doença.
Manter uma boa alimentação é fundamental para ter uma boa saúde. Como em todas as outras áreas da vida, o mais importante é se ter um equilíbrio na alimentação.
Reduza o consumo de alimentos como carne vermelha, prefira as carnes brancas e de preferência grelhada e sem gordura.
Evite os alimentos embutidos como salames, salsichas, presuntos. Alimentos que tenham muitos corantes e conservantes, refrigerantes e frituras.
De preferência para um prato bem colorido, com bastante folhas e legumes. Consuma frutas, grãos integrais, beba muita água pelo menos 2 litros diariamente. Com essas pequenas mudanças sua saúde e disposição melhorarão bastante.
Fique de olho no peso, evite engordar demais, o excesso de peso pode contribuir para o surgimento de muitas doenças.
Evite o consumo de bebidas alcoólicas e o hábito de fumar. O fumo é um dos maiores fatores que contribuem para o desenvolvimento de câncer.
Cuidado com as terapias de reposição hormonais, antes de realizar a TRH, procure consultar um médico, para que ele possa avaliar se você pode realizar a terapia.
Mesmo que ele libere a realização da terapia é importante saber que não é recomendado estender a reposição hormonal por mais de 5 anos.
Mantenha uma rotina de atividades físicas, caso você não goste de uma atividade física mais intensa. Procure atividades que goste de fazer, como dança, caminhada ou andar de bicicleta, o importante é se movimentar.
Continua no próximo post…
Confira mais post aqui no blog!
Se ficou com alguma dúvida e deseja entrar em contato é só clicar aqui!
Agora se deseja realizar uma cotação em planos de saúde é só chamar aqui!