Como é realizada as reconstruções da mama
17 de outubro de 2019O que é o autismo?
21 de outubro de 2019Apesar de acontecer muito menos casos que as mulheres, cerca de apenas 1% dos homens desenvolvem o câncer de mama.
Da mesma maneira que o câncer feminino, o masculino se desenvolve em células que estão presentes no tecido mamário.
Mas sendo um tipo de câncer muito mais raro e que costuma afetar homens entre idade de 50 a 65 anos. Essa incidência aumenta quando já há outros casos de câncer de mama em mulheres na família.
Os sintomas iniciais são bem parecido com o câncer feminino, e da mesma maneira as chances de cura são maiores quando descoberto no início. O que geralmente não acontece, a maioria dos casos é descoberto quando a doença está em um estágio mais avançado.
Quais são os sintomas do câncer masculino?
Como falamos os sintomas são bem parecidos com o das mulheres, entre os sintomas podemos citar:
Surgimento de caroço ou nódulo no peito, localizado atrás do mamilo ou abaixo da auréola, sem causar dor.
O mamilo pode virar para dentro ou ter algum tipo de deformidade. Logo após o surgimento do nódulo pode aparecer algum tipo de dor em alguma área do peito.
Algum tipo de alteração na pelo como ondulações, descamações, pele enrugada, vermelhidão. Esses sintomas podem ocorrer na pele ou no mamilo.
Alterações no volume ou inchaço também podem surgir. Alterações nas axilas também podem ocorrer como inchaços ou ínguas.
O que acaba dificultando o diagnóstico inicial é que a maioria dos casos não apresentam sintomas que sejam de fácil identificação.
Por isso se você é homem e teve casos de câncer de mama em mulheres na sua família avise o médico. Assim após os 50 anos o médico solicitará exames regulares para um acompanhamento adequado.
Como identificar de maneira precoce?
Assim como as mulheres realizar o autoexame é fundamental para identificar o surgimento de caroços ou nódulos.
Se sentir algum nódulo duro na região do peito ou da axila, sangramento do mamilo ou qualquer tipo de dor, procure um médico.
O especialista mais apropriado para realizar um diagnóstico correto é o urologista ou o mastologista. Eles solicitaram exames de mamografia e ultrassom e se caso necessitar uma biopsia.
Se a doença for confirmada exames de sangue, raio-X da região torácica, cintolografia óssea, TAC abdominal e pélvico, esses exames ajudaram a entender a extensão da doença.
Como é realizado o tratamento?
O tratamento deverá ser definido a partir desses exames citados, pois eles ajudaram o médico a saber o tipo, grau e a extensão da doença. Inicialmente a cirurgia é recomendada para retirar todo a extensão do tecido afetado, assim como possíveis ínguas inflamadas.
Caso o câncer seja descoberto em um estágio mais avançado e durante a cirurgias não se consiga remover toas as células cancerígenas. Tratamentos como radioterapia, quimioterapia, terapias hormonais e tamoxifneo pode ser indicado.
Câncer de mama masculino tem cura?
Sempre existe uma chance maior de cura quando o câncer é descoberto na fase inicial. Mas infelizmente a maioria dos homens descobre quando o câncer já está em um estágio avançado.
As chances de cura dependeram do tamanho do nódulo e dos gânglios afetados. Quando os nódulos têm tamanhos superiores a 2,5 cm e possuem vários gânglios afetados a chance de cura é muito rara.
Mulheres assim como os homens da raça negra e pessoas que possuem mutações no gene BRCA2, também têm chances reduzidas de cura.
Quais são os tipos de câncer masculino?
Vamos citar os principais tipos de câncer masculino:
O Carcinoma Ductal In Situ nesse tipo de câncer as células cancerígenas se formam apenas nos ductos da mama, o que o torna quase curável com a cirurgia.
Carcinoma Ductal Invasivo ele se desenvolve nas paredes do ducto e se desenvolve pelo tecido adiposo da mama. E pode se espalhas para outras partes do corpo, esse é o tipo mais comum, representando 80% dos casos.
O Carcinoma Lobular Invasivo é o mais raro o crescimento ocorre no tecido adiposo da mama.
A Doença de Paget geralmente começa nos ductos mamários e pode provocar crostas no mamilo, além de coceira, inchaço, sangramento e vermelhidão. Essa doença está relacionada ao carcinoma ductal in situ ou em casos de carcinoma ductal invasivo.
Já o câncer de mama inflamatório é muito raro em homens e consiste em uma inflamação na mama, que causa inchaço, queimação, vermelhidão e não forma um nódulo.
Ainda não se saber as causas exatas do porque o câncer de mama se desenvolve em homens. O que sabe é que existem alguns fatores que podem contribuir para isso. Entre esses fatores podemos citar a idade avançada, doença testicular, doença benigna na mama, mutações cromossômicas, Síndrome de Klinefelter. Uso de substâncias químicas como anabolizantes, radiação, estrogênios, alcoolismo e a obesidade podem ter relação com a doença.
Caso você queira saber como funciona os tratamentos você pode acessar nossos posts sobre o câncer de mama feminino aqui.
Confira mais post aqui no blog!
Se ficou com alguma dúvida e deseja entrar em contato é só clicar aqui!
Agora se deseja realizar uma cotação em planos de saúde é só chamar aqui!