Quais são as vantagens na aquisição de um consórcio automotivo?
30 de setembro de 2020Altas temperaturas confira os cuidados com a saúde nessa época!
7 de outubro de 2020O câncer de mama impacta a vida de muitas mulheres no mundo, por isso, prevenir o câncer de mama com toda certeza é a melhor solução. Aqui no Brasil segundo Instituto Nacional de Câncer, anualmente surgem cerca de 59.700 mil novos casos. Isso tem colocado o câncer de mama como o maior responsável por morte entre as mulheres.
Após os 40 anos, o índice de surgimento dessa doença é maior e depois dos 60 o índice de risco de óbito aumenta 10 vezes. Assim, ao realizar o auto exame, as chances de detecção precoce aumentam em 95%, elevando e muito as chances de cura sem nenhuma sequela.
Outras formas de aumentar a prevenção, é aplicando essas atitudes simples no seu dia a dia. Elas podem reduzir o risco de ter câncer de mama em até 30%!
Evite fumar!
Essa é a primeira regra para evitar qualquer tipo de câncer! O ato de fumar libera cerca 4.700 substâncias tóxicas para quem fuma e para quem está ao seu redor. Por isso, se você quer reduzir seus riscos de ter câncer a primeira coisa que você deve fazer é parar de fumar!
Procure melhorar sua alimentação
Existem muitos alimentos que podem ajudar na prevenção do câncer e de outras doenças. Além disso, evitar alguns tipos de alimentos, como refrigerantes, bebidas adoçadas, alimentos ultra processados, comidas congeladas e alimentos com poucas vitaminas.
Outros tipos de alimentos que se deve evitar são as carnes processadas. Mulheres que consomem frequentemente carnes processadas como salsinha, bacon, salame, presunto, carne seca ou linguiça, aumentam em cerca de 9% o risco de câncer de mama.
Aliás, entre os alimentos que ajudam na prevenção podemos citar as frutas, legumes, verduras, feijões, cereais e leguminosas. Outro ponto importante é a ingestão de muita água!
Entre os alimentos que ajudam da prevenção do câncer podemos citar:
- Legumes – Abóbora e cenoura
- Frutas – Tomate, melancia, goiaba, frutas vermelhas e roxas, frutas cítricas e uva roxa.
- Verduras – Couve-flor, brócolis, repolho, couve, espinafre e brócolis.
- Temperos – Alho, cebola, açafrão, curry e gengibre.
- Leguminosas – Soja e feijão.
- Chás – Chá verde e preto.
- Doces – Chocolate amargo e cacau.
Por fim, mantenha uma dieta rica em fibras e pobre em gorduras. Uma alimentação rica em fibras pode reduzir o câncer de mama em 25%. Já a redução de gordura pode reduzir o risco em até 22%!
Mantenha o peso em dia para prevenir o câncer de mama
Aliás, manter o peso em dia é fundamental para ficar longe do câncer. O excesso de peso pode elevar os níveis de inflamação no organismo. Mas não é apenas isso, o excesso de peso, aumenta a insulina que provoca um crescimento desordenado das células
Por fim, a produção das células gordurosas, elevam o desequilíbrio dos hormônios no copo que levam ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer. Entre eles o de mama, ovário e endométrio. Com isso, o risco de câncer aumenta. A obesidade favorece ao surgimento de cerca de 13 tipos de câncer diferentes.
Para se ter uma ideia, a cada 5 quilos a mais que a mulher ganha na menopausa, o risco de câncer de mama aumenta em 11%!
Faça atividades físicas regulares
Não estamos falando de se tornar um atleta, as atividades físicas podem ser moderadas ou leves. Como caminhar, nadar, andar de bicicleta, dança, trocar o elevador pelas escadas e levar o cachorro para passear.
Por isso, tente encaixar no mínimo 30 minutos de atividade, cerca de 3 vezes na semana. Praticar atividades físicas melhora o equilíbrio hormonal, melhora o trânsito intestinal, aumenta as defesas do organismo e mantém o peso em dia e assim você consegue prevenir o câncer de mama.
Amamentação para prevenir o câncer de mama
O simples ato de amamentar, já ajuda a mulher a reduzir o risco de câncer! Isso porque, no período de aleitamento alguns tipos de hormônios responsáveis pelo desenvolvimento de câncer de mama são reduzidos. Além disso, a amamentação ajuda na renovação celular, melhorando a qualidade do material genético. Quanto maior o tempo de amamentação, maior é o tempo de proteção para a mãe.
Consuma álcool de maneira consciente
O consumo excessivo de álcool pode aumentar o risco de câncer de mama em até 5%! Entretanto, para mulheres que bebem cerca de 3 doses diárias, o risco aumenta em 50%!
O álcool aumenta um hormônio chamado estrogênio. Esse hormônio é um dos principais responsáveis pelo crescimento desordenado das células tumorais na mama. Para que se ter uma ideia o câncer é responsável pela morte de cerca de 15% das mulheres com câncer de mama nos Estados Unidos!
Faça exames regulares para prevenir o câncer de mama
Além de tudo isso, é importante que a mulher faça exames regulares. O tempo entre eles e a idade de iniciar esse cuidado dependerá do histórico familiar. Caso a mulher já tenha histórico de câncer, a idade inicial é a partir dos 30 anos e anualmente ela deve realizar esse checkup.
Entretanto, caso ela não tenha histórico, os exames iniciam aos 40 anos, e o tempo entre eles é de aproximadamente dois anos.
Assim, o principal exame é a mamografia, caso seja notado alguma alteração um ultrassom é solicitado para confirmar o diagnóstico.
Mas antes de passar por esses exames, a mulher deve realizar o exame físico mensalmente. O exame físico é feito pela própria mulher, assim ela consegue verificar o surgimento de algum nódulo.
Outros exames são solicitados quando há a possiblidade de câncer de mama. Entre eles o de sangue para verificar os marcadores tumorais. A ressonância magnética é solicitada para verificar o tamanho do câncer e se ele se espalhou para outras regiões.
Por fim, a biopsia é solicitada para diagnosticar o tipo de câncer e ajudar a definir o tipo de tratamento que será realizado. Outro exame que ajuda na definição do tratamento é o Fish. Ele é um exame genético que ajuda a identificar os genes específicos das células com câncer. Assim, eles podem definir melhor o tipo de medicamento que será utilizado na quimioterapia.
Então, a prevenção ainda é a melhor solução! Por isso, nunca se deixe de se cuidar, para prevenir o câncer de mama, você reduzirá os riscos do câncer de mama.