Planos de saúde: setor registrou um aumento no número de beneficiários
11 de março de 2021ANS suspende a venda de nove planos de saúde no Brasil
17 de março de 202115 de março é considerado o dia do consumidor, e a Agência Nacional de Saúde Suplementar, está atenta para garantir os direitos dos beneficiários de Planos de Saúde. E para comemorar tal data, a agência destaca alguns pontos importantes para garantir os direitos desse grupo de consumidores.
Entre as muitas medidas tomadas, a ANS promoveu a Notificação de Intermediação preliminar ou NIP. A ferramenta tem como objetivo melhorar a intermediação de conflitos entre operadora do plano de saúde e seus beneficiários. Apesar da ferramenta já existir há alguns anos, alguns beneficiários a descobriram a pouco tempo.
Em 2020 a ferramenta recebeu o maior índice de reclamações já registradas. Ao todo foram 147,9 mil reclamações registradas e intermediadas pela NIP. Dessas reclamações cerca de 92% conseguiram ter sua resolução na própria plataforma. Quantos mais conflitos forem resolvidos dessa forma, evitando casos extrajudiciais, mais podemos concluir que a satisfação dos beneficiários com os planos de saúde está aumentando.
O uso desse canal pelo consumidor é importante, pois incentiva as operadoras a melhorarem as boas práticas. Além de ser um meio mais rápido para que suas demandas sejam atendidas. Para utilizar a plataforma o beneficiário deve registrar uma reclamação no site da ANS em qualquer um dos seus canais de atendimento.
Após esse registro é enviado uma notificação para o plano de saúde. A operadora responsável tem até cinco dias para resolver o problema apresentado pelo beneficiário. Esse prazo está relacionado a casos de não garantia incluídos na cobertura assistencial. Para demanda como regulamentos, contratos, mensalidades, reajustes e documentos, o prazo é de dez dias para resolução.
Entretanto, se a operadora não solucionar o problema apresentado. Então, é aberto um processo administrativo que pode levar a aplicação de uma multa.
Saiba seus direitos relacionados ao plano de saúde no dia do consumidor
A grande maioria das reclamações relacionadas aos planos de saúde são, dúvidas sobre carências, negativas de atendimento e sobre prazo de atendimento. Além do site da ANS, o beneficiário pode ligar para a ANS, pelo 0800 701 9656.
Quando uma pessoa vai realizar a contratação de um plano de saúde é muito importante que ela fique ciente de todos os serviços que ela está contratando. Já que cada modalidade de plano oferece um conjunto de serviços diferentes. No site da ANS, existe uma lista completa, sobre o que cada modalidade de plano de saúde deve oferecer para seu cliente.
Toda operadora de saúde precisa ter em seu site uma área destinada ao usuário. Nela deve conter todo o histórico de utilização do plano de saúde. Aliás, no momento da contratação, é sempre bom se atentar aos prazos da carência. Atendimentos em até 7 dias:
- Consultas básicas;
- Pediatria;
- Cirurgia geral;
- Clínica médica;
- Ginecologia;
- Obstetrícia.
Outras especialidades os prazos de carência costumam ser de 14 dias. Para terapias e tratamentos como nutricionista, psicólogo, fonoaudiologia, fisioterapia e terapeuta ocupacional, o prazo é de 10 dias. Entretanto, atendimentos de urgência e emergência o atendimento é imediato.
Caso seu plano seja coletivo empresarial e você tenha saído da empresa, você tem até 30 dias para comunicar a empresa no interesse em permanecer com o plano de saúde. Lembrando, que você assumirá a totalidade pelo pagamento das mensalidades do plano de saúde.
Quando falamos na questão de rompimento de contrato. A operadora só pode reincidir em caso de atraso de pagamento superior a 60 dias consecutivos ou na soma dos últimos 12 meses. Mas antes de reincidir, a operadora precisa avisar o beneficiário da sua situação até o 50º dia de atraso. Essas são nossas dicas básicas para o dia do consumidor relacionada aos planos de saúde.
Aliás, se você ainda tenha ficado com dúvidas sobre a contratação dos planos de saúde e principalmente sobre seus direitos como beneficiário. Entre em contato com nossos corretores clicando aqui! Teremos o maior prazer de te ajudar nessa e em outras questões! Confira outras postagens relacionadas ao assunto aqui!