Planos de saúde deverão pagar vacina contra Covid-19 para seus beneficiários?
25 de janeiro de 2021TDAH: conheça o transtorno do cantor Fiuk do BBB21
29 de janeiro de 2021Cada dia mais os brasileiros estão buscando novas formas de investimento, e uma forma de investimento que vem chamando a atenção, é o fundo de pensão. Entretanto, como se trata de uma modalidade ainda desconhecida, a maior parte das pessoas não sabem como funciona. Sendo assim, vamos explicar direito o que é o fundo de pensão.
Fundo de pensão é um programa comum em grandes empresas. Mas, como cada dia mais a Previdência Social está com um futuro incerto, as pessoas estão buscando novas formas de investir seu dinheiro a logo prazo.
O que é um fundo de pensão?
Algumas instituições possuem planos de previdência coletivas, sem fins lucrativos. Esses planos são geridos por grupos empresariais, que são conhecidos como fundos de pensão.
Geralmente as empresas aderem a um fundo de pensão e oferecem aos seus funcionários. As contribuições são descontadas em folha de pagamento, de acordo com o percentual do salário determinado.
Contudo, algumas empresas ainda contribuem com um determinado percentual para o fundo de pensão dos empregados. Assim, seus funcionários acabam obtendo a chamada aposentadoria complementar.
O dinheiro investido é apilcado pelos administradores do fundo para aplicar no setor imobiliário, no mercado de ação, renda fixa e até para participação em organizações empresariais privadas.
Todos esses investimentos feitos pela organização que administra esse fundo, seguem limites que são determinados pelo Banco Central do Brasil. Assim, quando chega o momento da aposentadoria, o investido recebe mensalmente uma parcela desse valor.
Entretanto, caso o funcionário venha a sair da empresa, ele pode resgatar parte do valor contribuído. Porém, o mais indicado é sempre manter o valor lá, para que o dinheiro acumule a longo prazo.
Quais são os melhores fundos de pensão do Brasil?
No Brasil atualmente, existem mais de 300 instituições que trabalham com fundo de pensão. Ao todo, elas são responsáveis por administrar cerca de 1.100 planos, que acumulam mais de R$ 700 bilhões em investimentos.
Essas empresas se destacam pelo tempo de atuação e pelo valor acumulado em suas operações. Dessa forma, elas acabam se tornado uma das empresas mais seguras para se fazer investimentos.
A Previ é uma das empresas de maior destaque, inclusive ela é patrocinada pelo Banco do Brasil. A Petros, é patrocinada pela Petrobras, já a Funcef tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal. Já a Fundação Cesp, patrocinada por um grupo de companhias que fazem o fornecimento de energia elétrica no estado de São Paulo.
A Vale patrocina e Valia, por fim, a MAG fundos de pensão, que é patrocinada pelo grande Grupo Mongeral Aegon. Entretanto, esses são os mais conhecidos, mas existem vários outros tão bons quanto.
Como funciona o fundo de pensão
O fundo de pensão é um acordo feito entre empresa e funcionário. De modo geral, o investimento é feito em partes iguais por ambos. Ou seja, se o funcionário contribui com R$ 50 mensais, a empresa deve contribuir com o mesmo valor. Aliás, é importante lembrar que o valor do investimento é fixo.
Isso não é uma regra, existem casos que diferem, é tudo um acordo entre empresa, funcionário e o tipo de fundo que vão escolher. É sempre importante, prestar bastante atenção em todas as informações no momento de assinar o contrato.
Diferença do fundo de pensão e da aposentadoria privada
A previdência privada é oferecida por bancos e instituições financeiras. Assim, como a previdência privada o fundo de pensão são investimentos a longo prazo. Em ambos os investimentos, há um gestor que procura investir o dinheiro de forma que traga o máximo de rendimento.
Entretanto, na previdência a liberdade do gestor para fazer os investimentos é maior. Dessa forma, o fundo pode ser alocado para diferentes classes de ativos. Além disso, à aposentadoria privada, pode ser feita por qualquer pessoa.
Por fim, uma última diferença entre ambos são as taxas. Como o fundo de pensão é administrado por uma empresa sem fins lucrativos. Os valores das taxas cobrados são menores. Já que o valor cobrado é apenas para manutenção da estrutura empresarial.
Vamos continuar amanhã com esse assunto. Mas se já deseja fazer seu investimento para sua aposentadoria, fale com a gente. Temos ótimas opções de previdência privada!