A importância do seguro para auto no momento de uma enchente
12 de fevereiro de 2020Seguro residencial pode proteger sua casa e bens em um alagamento?
14 de fevereiro de 2020Ontem nós falamos sobre o prejuízo relacionado com os automóveis que os alagamentos causam, hoje vamos falar sobre as doenças que vem junto com o alagamento.
Os alagamentos ocorridos nas grandes cidades sempre geram inúmeros prejuízos. Seja de veículos como falamos no post anterior, mas também destrói muitas residências, objetos pessoais e pode trazer várias doenças. Hoje vamos falar sobre as doenças e seus sintomas, amanhã vamos falar sobre os prejuízos residenciais.
Como as doenças são transmitidas
As doenças são transmitidas em uma situação de alagamento devido à água contaminada, que muitas vezes levam resíduos de lixo e fezes de animais. Por isso é altamente recomendado evitar ao máximo o contato com a água contaminada. Nunca se exponha a água, principalmente se você tenha qualquer ferimento, por menor que seja. Alimentos que tiveram contato com essa água devem ser descartados.
Móveis e objetos pessoais devem passar por uma higienização profunda para que toda contaminação seja retirada do objeto.
Quais são as doenças?
Cólera, ela é transmitida através da água e de alimentos contaminados. Ela causa diarreia, devido às toxinas liberadas pela bactéria Vibrio Cholerae.
Dengue, ela acaba sendo espalhada mais rapidamente, já que ficam muitos pontos de água parada que demoram muito para secar. Os sintomas são dores musculares, febre alta, dor de cabeça e nas articulações. Manchas vermelhas também podem surgir, além de inchaços pelo corpo.
A Febre Tifóide, essa doença é causada por uma bactéria chamada de Salmonella Typhi. A transmissão é realizada através da ingestão da água contaminada, alimentos contaminados ou do contato com outra pessoa que tenha a doença.
Os sintomas incluem dor de cabeça, febre, sono agitado, cansaço, vômito, náusea, sangramento nasal, diarreia e em casos mais graves hemorragia intestinal.
Hepatite A e E, elas são causadas por um vírus que causa a inflamação no fígado, os sintomas são náuseas, febre, falta de apetite e fraqueza. Uma característica com um é coloração amarelada nos olhos e na pele, fezes e urina esbranquiçadas.
A Leptospirose é uma doença causada pela urina dos ratos, quando a água da chuva entra contato com a urina ela se torna contaminada. E pode ser transmitida pelo contato da pele, das mucosas, principalmente se a pessoa tem arranhões. Os sintomas são, febre, dores de cabeça e em alguns casos, icterícia. Quando não tratada ela atinge os rins, baço, fígado e pode causar a morte.
E por fim o Tétano que é causado pela bactéria Clostridium Tetani, essa bactéria libera toxinas que causa alguns espasmos musculares e pode levar a morte se não tratado.
Prevenção
A melhor forma de se prevenir essas doenças, é evitar a todo custo o contato com a água contaminada. Se precisar se expor a essa água use o máximo de proteção, botas plásticas ou macacões plásticos. Para mãos o uso de luvas é essencial, use óculos de proteção para evitar que a água entre em contato com os olhos.
Infelizmente o alagamento ainda é um problema de difícil solução nas grandes cidades, se você mora ou frequenta lugares com esse risco, a melhor forma é a prevenção.
Se perceber que vem chuva constante e volumosa, se prepare. Evite sair de casa, isole portas e janelas para que a água não entre em sua residência.
E para uma prevenção ainda melhor realize um plano de saúde em caso de doenças, realize sua cotação aqui.
Para sua residência, existem seguros que podem te auxiliar na perda de móveis e objetos pessoais. Consulte aqui!
Os seus veículos também podem ficar protegidos, clicando aqui!
Tudo isso é apenas uma forma deixar você e sua família, protegidos caso um alagamento ocorra.
Se desejar consultar outras formas de seguro é só chamar aqui!
Confira mais post aqui no blog!