O que é a Síndrome de Gourmet
7 de outubro de 2019Outubro Rosa Conscientização do Câncer de Mama
9 de outubro de 2019Essa síndrome também é conhecida como transtorno alimentar noturno.
Geralmente as pessoas conhecem pela famosa pessoa que tem o costume de assaltar a geladeira a noite.
As pessoas mais afetadas por elas são mulheres e podem surgir na infância como na adolescência.
Além disso a síndrome pode estar associada a outros problemas como estresse, obesidade, depressão, baixa autoestima e obesidade.
As principais características fundamentais são a Anorexia matutina, Hiperfagia, e a Insônia. A Anorexia Matutina é caracterizada pela pessoa que não consegue se alimentar durante o dia, em especial no período da manhã.
A Hiperfagia vespertina e noturna, como a pessoa não consegue se alimentar durante o dia, a noite ela compensa essa falta de comida e consome de maneira exagerada após as 18: horas.
E a Insônia que é um dos problemas mais conhecidos, leva a pessoa a comer a noite porque está sem sono e com fome.
Essa síndrome surge em momentos de maior estresse e é mais comum que ocorra em pessoas que já tem excesso de peso.
Sintomas
Pois essas pessoas têm o habito ou sentem mais fome entre os horários das 22 horas até as 06 da manhã.
Levantam pelo menos uma vez durante a noite para realizar um lanche ou uma refeição. Sempre estão mal-humoradas, principalmente próximo ao final do dia.
A sensação de fome aumenta e fica quase sem controle após o jantar e a hora de dormir.
Não consegue pegar fácil no sono ou raramente consegue continuar dormindo sem realizar a refeição.
Pela manhã não consegue tomar café porque raramente tem fome. Um dos maiores problemas é a dificuldade em perder peso, já que não consegue realizar nenhuma dieta de maneira correta.
O Diagnóstico
Para que o diagnóstico correto seja realizado é importante que a pessoa busque orientação de um clínico geral ou de um psicólogo. Eles iram realizar uma consulta médica para avaliar sintomas clínicos, psicológicos e comportamental.
Diferente de outros transtornos alimentares que podem haver sintomas de compensação com a bulimia, a síndrome de comer noturno não tem.
Exames clínicos hormonais podem ser solicitados pelo médico, isso porque hormônios como o cortisol e melatonina pode interferir. O Cortisol é o hormônio do estresse que geralmente é elevado em pessoas com essa síndrome. A Melatonina que é o hormônio que nos deixa com a sensação de sono durante a noite é baixa em pessoas com a síndrome.
O Tratamento
Pessoas com essa Síndrome precisam de atendimento multidisciplinar. Acompanhamento de psicoterápico, uso de medicação de acordo com a necessidade médica. A suplementação do hormônio da melatonina pode ser necessária em alguns casos.
Acompanhamento clínico e com um nutricionista são necessários para que o clinico acompanhe o quadro geral do paciente. E o nutricionista cuide das refeições que o paciente irá realizar para manutenção do peso.
A prática de atividade física regular deve ser inserida, pois ela ajuda na melhora da produção dos hormônios do bem-estar. Além de controlar a fome, sono e de aliviar o estresse.
Esse é um dos poucos transtornos alimentares que quando os sintomas são controlados o transtorno tendem a desaparecer. Esses sintomas são o estresse e a falta da melatonina.
Confira mais post aqui no blog!
Se ficou com alguma dúvida e deseja entrar em contato é só clicar aqui!
Agora se deseja realizar uma cotação em planos de saúde é só chamar aqui!