Já ouviu falar em Ortorexia???
1 de outubro de 2019Já ouviu falar em Vigorexia??
3 de outubro de 2019Confira a primeira parte desse post aqui.
Por todas essas questões citadas anteriormente o tratamento da ortorexia precisa ser realizado através de uma equipe multidisciplinar. Médicos, nutricionistas e psicoterapeutas precisam trabalhar juntos para que o paciente possa ter um resultado satisfatório.
Em casos muitos extremos de perca de peso ou desnutrição por exemplo, o paciente necessitará passar por tratamentos mais rígidos que possivelmente necessitará de internação. A internação se faz necessária tanto para recuperar as condições extremas de saúde do paciente como para ajudá-lo a melhorar psicologicamente.
Como identificar uma pessoa com ortorexia?
O Dr. Bratman fez uma lista com os principais sinais da Ortorexia.
Pessoas com Ortorexia passam mais tempo que o normal escolhendo e realizando a preparação dos alimentos. Essa preocupação é tanta que esse tempo exigido começa a interferir em outras partes da vida como no trabalho e nos estudos.
Quando a pessoa ingere qualquer tipo de alimento que é considerado não saudável, a sensação que a pessoa tem é de ansiedade e culpa. A sensação é como se a pessoa ficou impura e contaminada, muitas dessas pessoas apenas de estar perto desses alimentos já se sentem perturbadas.
A pessoa só fica feliz e satisfeita quando se alimenta dessa maneira, mas ela gostaria de relaxar um pouco em ocasiões especiais como um aniversário, mas infelizmente ela não consegue.
Cada dia mais a lista de alimentos fica ainda mais restritiva com o objetivo de melhorar a qualidade dos alimentos benéficos para sua saúde.
Começou a ter sinais de desnutrição, perca de cabelo, problemas na pele e até a interrupção no ciclo menstrual devido as restrições na alimentação.
A Ortorexia e as mídias sociais
Uma das redes sociais mais nocivas para essas pessoas que tem transtornos alimentares é o Instagram. No instagram sempre existem fotos maravilhosas de refeições extremamente coloridas e elaboradas. E esse habito de fotografar tudo que come, pode contribuir para desenvolver a Ortorexia. Isso é comprovado cientificamente, segundo um estudo realizado no ano de 2017.
A comunidade de alimentação saudável dessa rede social, oferece uma tendência considerável para que a pessoa que já tenha pré-disposição para a doença. O aumento dos casos e dos sintomas dessa doença pode estar diretamente com o que as pessoas postam nessas redes.
Portanto sempre fique atento aos seus hábitos, caso perceba que alguma coisa está te influenciando ou que sua preocupação com a alimentação saudável está passando dos limites, procure ajuda médica imediata, antes que a doença se torne muito avançada e acabe precisando de um tratamento mais rígido, além de sofre com as complicações das doenças.
Fique atento a qualquer tipo de sintomas ou comportamento diferente em relação a alimentação. Os transtornos alimentares vêm aumentando cada dia mais e todos eles de maneira geral exigem um tratamento lento e demorado.
E geralmente os pacientes com esses transtornos demoram para reconhecer que possuem uma doença para que o tratamento seja realizado. O que acaba que muitos pacientes sejam tratados apenas nas fases mais críticas das doenças.
Por isso a qualquer pequeno sinal em relação a uma mudança mais extrema na maneira de se alimentar seja sua ou de alguém mais próximo procure ajuda médica.
Confira mais post aqui no blog!
Se ficou com alguma dúvida e deseja entrar em contato é só clicar aqui!
Agora se deseja realizar uma cotação em planos de saúde é só chamar aqui!