A pílula anticoncepcional pode ser um problema para a saúde?
13 de agosto de 2019Você sabe o que é Andropausa?
19 de agosto de 2019Confira a primeira parte desse post aqui.
O Lúpus
O lúpus é considerado uma doença autoimune, ela é uma doença muito complexa e que afeta várias partes do corpo humano, inclusive as veias.
Como o lúpus também pode afetar a produção de anticorpos e que está diretamente a questão de coagulação do sangue. Por esse motivo ele também pode favorecer o desenvolvimento de trombos nas veias.
Pessoas com lúpus devem evitar o uso de pílula para evitar doenças como AVC, trombose e infarto por decorrência do lúpus.
A Obesidade
A mulher que já é obesa por si só já corre maiores riscos de sobre algum tipo de doença cardiovascular.
E a maioria dessas mulheres já sofrem de hipertensão e colesterol alto. O tecido adiposo que é formado pelo acumulo da gordura libera cerca de 15 substâncias químicas no organismo é interferem no funcionamento normal do organismo.
Essas substâncias afetam inclusive o equilíbrio hormonal da mulher, assim é preciso equilibrar bem se a pílula é o melhor método contraceptivo para a mulher.
Dependendo da situação pode se realizar o uso da pílula sem o estrogênio, já que o estrogênio é o hormônio que pode influencias mais na coagulação.
As doenças hepáticas
Toma medicação que utilizamos é metabolizado pelo nosso fígado. Por isso algumas mulheres podem apresentar algumas lesões hepáticas como cirrose e a hepatite.
Por esse motivo para mulheres que já tenham uma pré-disposição para doenças hepáticas o uso do contraceptivo pode não ser indicado para não sobrecarregar o órgão.
E para quem possa ter problemas nesse órgão o uso pode da pílula pode não ser indicado. Já que pode haver problemas com a metabolização do medicamento e por sequencia os hormônios podem não ser metabolizados. Causando uma falha no método contraceptivos, além de não ajudar a mulher a regular a menstruação.
Os tumores hormônio-dependentes
Esse tipo de tumor geralmente tem relação com órgão que são controlados por hormônios, com o câncer de mama.
Então podemos dizer que são hormônios sensíveis que são estimulados para desenvolver através dos níveis hormonais do nosso organismo.
Por isso a pílula pode estimular ainda mais a formação e o desenvolvimento de câncer desse tipo da mulher.
Para mulheres que usam esse tipo de contraceptivo e que tenha casos na família. Ela deve realizar exames preventivos para detectar esse problema ainda no início, já que a maioria dos casos esse tipo de tumor é descoberto em estágios mais avançados.
As varizes
Mulheres que sofram de algum problema circulatório, uns dos primeiros problemas que se manifestam são as varizes.
As veias que tem varizes geralmente são dilatadas e deformadas, um indicador que o sangue não está conseguindo seguir sua trajetória normalmente.
E isso já pode ajuda na formação de coágulos causando vários problemas cardiovasculares. Por isso é importante realizar uma boa avaliação para ter certeza que isso é apenas um caso isolado ou um problema do sistema cardiovascular da pessoa.
Por isso para essas mulheres a pílula anticoncepcional não são recomendadas.
O Fator V de Leiden
O Fator V de Leiden nada mais é do que uma mutação genética, essa mutação pode aumentar em 100% as chances de da mulher sofrer um problema cardiovascular.
Essa mutação interfere na coagulação sanguínea e para ser diagnostica deve ser realizado por um laboratório no momento do teste do Papanicolau.
Esse fator de V de Leiden acontece junto com as plaquetas, que podem acumular e acabar formando um trombo, por isso outras opções de contracepção devem ser estudados.
Confira mais post aqui no blog!
Se ficou com alguma dúvida e deseja entrar em contato é só clicar aqui!
Agora se deseja realizar uma cotação em planos de saúde é só chamar aqui!