O que é a Bronquite?
17 de junho de 2019O mês de junho é laranja! Anemia e Leucemia
21 de junho de 201918 de junho dia da Gastronomia Sustentável
Cada dia mais precisamos nos preocupar com o desenvolvimento e a produção agrícola, além de maneiras mais consciente de consumo.
Aliada com essas práticas ainda precisamos conservar nossa biodiversidade e ter uma maior segurança alimentar para nossas comunidades.
Por esse motivo em 2017 a Organização das Nações Unidas instituiu o dia 18 de junho, como Dia da Gastronomia Sustentável.
Esse dia tem como objetivo contribuir para a valorização agrícola local, a educação agro-ecológia, assim como a conservação da biodiversidade.
A gastronomia sustentável está cada vez mais intrínseco a economia como um todo.
Desde dos pequenos agricultores do interior do país, até as grandes multinacionais, a preocupação com o meio ambiente e os recursos naturais está cada vez mais em discussão.
Por isso o setor de Gastronomia entrou como protagonista importante dessa preocupação. Com mudanças na maneira de produção e no consumo.
Para entender como essa mudança no setor é importante, segundo um levantamento realizado pela ONU. 30% de todo alimento produzido no mundo é desperdiçado anualmente.
Aqui no Brasil os maiores chefes da gastronomia como Alex Atala e Celso Freire vem aderindo a gastronomia sustentável.
O governo também tem feito suas ações para ajuda a fortalecer esse movimento. Recentemente o governo realizou um movimento para conscientizar as pessoas proibindo os canudos de plásticos no Rio de Janeiro.
Mas afinal, o que é a gastronomia sustentável?
A palavra sustentável quer dizer um modelo rentável de negócio, que gera benefícios sociais, econômicos e ambientais.
Essa é uma tendência que tem se fortalecido cada vez mais, o público tem apoiado cada vez mais através da procura. E para as empresas produtoras tem se tornado um diferencial de extrema importância para competição.
De uma forma geral a Gastronomia Sustentável busca repensar toda a cadeia de produtiva de alimentos.
Impactando diretamente toda cadeia, desde a gestão, a logística, uso de recursos, o preparo desses alimentos, assim como é oferecido no restaurante.
Toda essa mudança é pensada para reduzir o impacto ao meio ambiente, além de ter um melhor aproveitamento dos recursos naturais. Com essas ações também a redução dos desperdícios de alimentos em todas as etapas desde a produção até a preparação.
Etapas a serem observadas
Para que esse projeto tenha uma validação, existem algumas etapas que devem ser observadas. Existem princípios básicos para que os estabelecimentos sigam para alcançar esse status.
O Brasil infelizmente é o maior utilizador de agrotóxicos na produção de alimentos. Para essa cadeia de sustentabilidade é importante dar preferência para os alimentos orgânicos.
Que são produtos livres de insumos químico que fazem mal a saúde.
Os estabelecimentos gastronômicos devem dar preferência para produtores da sua região, ajudando a desenvolver a economia local. Reduzindo o impacto ambiental causando pelo transporte desse produto.
O restaurante também deve aproveitar em suas receitas os alimentos da época. Com essa prática há uma redução de custos, contribuindo para o meio ambiente e reduzindo custos.
Existem algumas receitas que são realizadas com animais de espécies de animais e vegetais em risco de extinção.
Para que o restaurante não tenha problemas, o correto é buscar um produtor que tenha licença para a produção e comercialização desses produtos.
Outro ponto muito importante é utilizar 100% do alimento. Qualquer sobra deve ser utilizada para a preparação de outros alimentos, como uma sopa por exemplo.
Ou em casos que não há a possibilidade de reaproveitamento, esses produtos devem ser utilizados para fazer uma compostagem por exemplo.
Enfim para manter um ciclo de uma gastronomia mais sustentável deve se utilizar de toda tecnologia e equipamentos, além de boas práticas para redução na utilização de recursos como água, luz e gás.
Realize um bom descarte dos materiais utilizados, evitando o acumulo de lixo.
Os benefícios da Gastronomia Sustentável.
Além de todos esses pontos que já esclarecemos aqui. As boas práticas realizadas pela gastronomia sustentável, têm um papel direto e indiretamente social, cultural, ambiental e econômico.
Vamos citar outros benefícios dessa prática:
Valorização local da agricultura e pecuária, conservação da biodiversidade e espécies ameaçadas de extinção.
Redução de produção de resíduos e gases poluentes, e o mais importante estimulo a produção e do consumo de alimentos mais saudáveis.
Devemos sempre lembrar que os estabelecimentos que adquirirem essas práticas tem bom retorno. Além de uma economia, os estabelecimentos aproveitam essa forte tendência do mercado e gera novas oportunidades de negócios.
Já que muitos consumidores se envolvem e apoiam nessas tendências mais sustentáveis de mercado.
Confira mais post aqui no blog!
Se ficou com alguma dúvida e deseja entrar em contato é só clicar aqui!
Agora se deseja realizar uma cotação em planos de saúde é só chamar aqui!