GuestPost
25 de outubro de 2018FenaSaúde apresenta 11 medidas para fortalecer a Saúde Suplementar em 2019
2 de novembro de 2018Como pais, é muito relevante saber como tratar a gripe em crianças. Embora seja uma afecção popular e muitas vezes recorrente, é fundamental tratá-la de maneira especial, uma vez que as crianças correm alto risco de desenvolver complicações como bronquite ou pneumonia.
A doença geralmente aparece com mais assiduidade no inverno, principalmente quando a criança frequenta a escola ou a creche. Durante este período, suas funções imunológicas ficam mais fracas e suscetíveis ao ataque dos vírus que estão no ambiente.
Por isso, é relevante aprender a reconhecer a doença e adotar alguns hábitos que facilitem seu tratamento. Como sabemos que nem todo mundo sabe como agir, a seguir queremos rever seus principais sintomas e algumas recomendações de tratamento.
Quais são os sintomas da gripe em crianças?
As manifestações clínicas da gripe em crianças podem variar dependendo da gravidade da doença. Muitas vezes, seus primeiros sinais são confundidos com um resfriado popular, porque eles tendem a ser semelhantes. No entanto, neste caso, a criança tem febre moderada ou alta, além de tosse e dor de garganta.
Outros sintomas comuns são:
- Dor de cabeça;
- Tosse produtiva;
- Calafrios e dores musculares;
- Sensação de cansaço;
- Nariz escorrendo e entupido;
- Dor abdominal;
- Diarreia e vômito;
- Chiado ao respirar;
Por que as crianças contraem a gripe com mais facilidade?
O vírus da gripe se espalha através de pequenas partículas que são expelidas de pacientes doentes através da tosse, fala ou espirros. Também é possível que o contágio ocorra através do contato com objetos contaminados, como brinquedos.
As crianças pequenas são ótimas transmissoras dessa doença, porque quando infectadas, elas eliminam uma grande quantidade de vírus durante mais tempo do que um adulto. Além disso, elas estão mais expostas aos fatores de risco da infecção, pois frequentam creches, compartilham brinquedos e utensílios e não costumam ter hábitos de prevenção como lavar as mãos.
Recomendações básicas para tratar a gripe em crianças
Na maioria dos casos, basta seguir uma série de dicas básicas para tratar a gripe em crianças. Embora qualquer sinal de complicação deva ser atendido por um médico, geralmente há pequenas medidas que aceleram seu processo de recuperação em residência. Tome nota!
1. Repouso em residência
Devido ao risco de contágio envolvendo a gripe em crianças, é melhor mantê-la em repouso em residência, pelo menos até você notar uma melhora. Além disso, é fundamental que a criança descanse adequadamente para reduzir a carga sobre o sistema imunológico.
Sugestões
- Evite levá-la para a creche ou escola por pelo menos dois ou três dias.
- Incentive-a a ficar na cama ou no sofá, pois isso facilita a sua recuperação. Você pode propor que ela assista a um filme ou leia um livro.
2. Forneça bastante líquido
Aumentar o consumo de líquidos é crucial para acelerar a recuperação da gripe. Como a febre pode levar à desidratação, é fundamental que as crianças consumam líquido várias vezes ao dia.
Sugestões
- Se a criança não estimar de beber água, opte por administrar infusões ou sucos naturais.
- Você também pode preparar um caldo de galinha com legumes, que é revitalizante.
3. Controle os incômodos
O mal-estar geral e as dores de cabeça podem ser aliviados com medicamentos de venda livre, como paracetamol ou ibuprofeno. No entanto, no caso de crianças pequenas, estes só devem ser administrados seguindo as recomendações médicas.
Sugestões
- Evite abusar dos medicamentos.
- Pergunte ao médico sobre a possibilidade de dar à criança uma vacina contra a gripe.
- Evite o uso de aspirina em crianças pequenas, a menos que tenha sido indicado pelo médico.
4. Faça lavagens nasais
Quando o congestionamento for grave e ficar difícil para a criança respirar, a aplicação de lavagens nasais pode facilitar a passagem de ar. Esses remédios ajudam a remover o excesso de muco nos dutos, além de acalmarem a irritação.
Sugestões
- Adquira uma solução salina na farmácia ou prepare-a com água fervida e sal.
- Use uma seringa para facilitar sua aplicação no nariz.
5. Prepare remédios caseiros
Considerando que o uso excessivo de medicamentos é desencorajado, uma boa opção para cuidar da gripe em crianças são os remédios caseiros. Estas fórmulas tradicionais combinam ingredientes antivirais e anti-inflamatórios que ajudam a reduzir os sintomas respiratórios.
Não deixe de ler: 5 classes de chás e seus benefícios para a saúde
Sugestões
- Para reduzir a tosse e o congestionamento, prepare uma mistura de mel e limão.
- Em caso de dificuldades respiratórias, faça vaporizações com água e eucalipto.
- Use óleos essenciais relaxantes para massagear o peito e as costas.
- Uma infusão de tomilho com mel pode reduzir a tosse e problemas brônquicos.
Como você pode ver, para tratar a gripe em crianças, você deve aplicar apenas algumas medidas fáceis e eficazes. Quase nunca é necessário solicitar intervenção médica. No entanto, se a febre for alta ou se houver sinais de infecção grave, é melhor ir a uma emergência.